Nesta 11ª edição do evento, os participantes vão sair às 7h do Shopping Patteo Olinda
Este 7 de setembro vai ser celebrado com corrida em Olinda. Trata-se da Abertura de Verão de Olinda, com largada às 7h, do Shopping Patteo Olinda. Nesta 11ª edição do evento, os participantes percorrerão 7 km pela orla da cidade, eles vão partir no sentido Janga e depois voltarão para o Shopping. Além do apoio do Patteo Olinda e da Prefeitura da cidade, a corrida também recebe a colaboração Prevencor Centro de Cardiologia Diagnóstica, que dará o suporte médico com exames preventivos, ASA Indústria e Comércio e Caderno 1 Comunicação Integrada.
Antes e durante o evento, uma equipe de profissionais médicos e enfermeiros vão realizar exames de aferição de pressão arterial, glicose, medição da circunferência abdominal, peso e altura, além de instruções e orientações com médicos cardiologistas e preparadores físicos.
A prática regular de atividade física é uma das formas de prevenir doenças cardíacas, o controle do diabetes, da hipertensão e do sobrepeso. E os esportistas buscam as corridas de rua para encontrar esse estilo de vida saudável. “O despertar à importância para a prática de exercícios físicos aeróbicos deve ser segura, desde a prevenção com exames preliminares, independente de sexo ou idade”, alerta o médico cardiologista do Prevencor, Luiz Carlos Santos.
Doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral têm atingido uma população cada vez mais jovem. “Por isso, a finalidade de aproximar o Prevencor a essas atividades físicas, com a intenção de prevenção às corridas, onde o alvo é o estímulo à adesão de pratica de exercícios. O objetivo também prevê para a segurança com exames e orientação, antes e durante, e após a corrida”, pontua o médico.
Para equilibrar a saúde o atleta também precisa de uma alimentação bem balanceada. “Para o exercício de corrida de rua deve-se consumir cereais integrais, frutas e adicionar proteínas como ovos e queijos brancos. Um suco integral também é interessante”, comenta a nutricionista Fabiana Freire ela. “Além disso, é importante evitar alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento”, adverte.
Ainda durante o evento, a ASA Indústria e Comércio distribuirá sucos de uva integral Casa de Vinhas. Diversos estudos já demonstram que além de saboroso, o suco de uva integral emagrece, melhora a circulação, protege o coração de doenças cardiovasculares e aumenta a imunidade do organismo, retardando o envelhecimento. O suco de uva ainda protege o fígado e blinda o sistema nervoso central contra o Alzheimer.
De acordo com o a médica cardiologista Rosangela Leocadio, as principais substâncias protetoras do suco de uva integral são os flavonoides e o resveratrol, que são vasodilatadoras e reduzem o risco de sangramentos e hemorragias. “Elas têm características antioxidantes e favorecem o fluxo de sangue no corpo”, explica.
Por:Marina Costa
|