Direto de Brasília-DF.
Em fevereiro de 2018, atendendo ao convite da Orientadora Educacional e Psicanalista Kennya Fernandes, iniciei e conclui nos dois semestres do ano, um ciclo de palestras sobre ÉTICA, para professores, alunos e pais, em escolas públicas, começando pelo Centro de Ensino Fundamental nº 10, e por vários outros Centros de Ensino Fundamental e Escolas Classes da cidade satélite de Taguatinga-DF.
Em 2019 abrimos novo ciclo de palestras, entre temas novos e temas que se repetem, tais como: Bullying, Respeito pelas Diferenças, Mediação de Conflitos na Escola, Assédio Moral (mobbing), Racismo e Preconceito.
Por que os temas se repetem? Porque o ser humano se repete!
O Ser humano se repete na prática do bem e do mal. Repete-se mais na prática do mal que do bem? Será esta uma das causas porque há tantas notícias ruins e porque quando aparece alguém que pratica um gesto ético, dizemos que esse é um ser humano nobre e, ainda, o classificamos como herói? Não sei responder ao certo, mas sei perguntar!
Quando conclui o artigo anterior “O Dilema da Lealdade Dividida entre Nação e Estado”, em 40 episódios distintos, prometi ao leitor que recomeçaria em breve com um novo artigo. Pois bem, vou seguir a mesma linha de trabalho, agora escrevendo sobre “A História da Educação”.
Nesta nova série, “A História da Educação”, às quartas e sábados, com o auxílio de mentes brilhantes como Dr. John Milton Gregory, Thomas Ransom Giles, Quentin Skinner, filósofos pré-classicos e clássicos gregos, e outros, abordaremos de forma resumida temas como:
1 – As sete leis do ensino.
2 – A educação e o Ser humano primitivo.
3 – Símbolos e Escrita dentro do processo educativo.
4 – A Educação Grega.
5 – A Educação Romana.
6 – A Educação Hebraica.
7 – Educação Cristã.
8 – Educação Feudal.
9 – O Islamismo e sua forma de Educar.
10 – O Renascimento e sua influência no processo educativo.
11 – A Educação na perspectiva do Humanismo Cristão.
12 – Idade Moderna e Educação.
13 – Iluminismo e Educação.
14 – A mudança de perspectiva do processo nas grandes Revoluções Ideológicas,
15 – A Eficiência e Eficácia dos processos educativos nacionais.
16 – A internacionalização do processo educativo como preparação para uma consciência de pertencimento universal.
17 – Processo de Educação no Brasil:
17.1 – Porque os governantes, em geral, não dão a mínima para Educação.
17.2 – Um dia, na vida de um Diretor de Escola Pública.
17.3 – Um dia, na vida de um Orientador de Escola Pública.
17.4 – Um dia, na vida de um Professor de Escola Pública.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque sei que a Educação salva. Inclusive, pessoas que aparentam estar desenganadas pela vida; pessoas que, pessoas olham e acreditam cem por cento que nasceram para o fracasso.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque fui aluno que mal tinha o que comer e minha mãe tinha que lavar e passar roupar para comprar um ou dois livros por ano para eu poder estudar, pois na época de meu ensino fundamental na Escola Classe 03 e Centro de Ensino Médio 01 (antigo CENB) do Núcleo Bandeirante, a primeira cidade satélite do Distrito Federal, o governo ainda não distribuía livros gratuitamente, aprendi que dar ouvidos aos professores e aprender a lição dos livros e da vida poderiam me salvar. Não me causa estranheza que minha ignorância me agrida todos os dias, pois aprendi a ser um eterno aprendiz.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque desejo pontuar que havendo frequentado escola ou não, há uma e várias lições ou “verdades” que a vida deseja comunicar a cada um de nós, nessa aventura de viver. As lições da vida estão nas páginas dos livros e, ao mesmo tempo, vão muito além delas! Exige uma reflexão sobre os sinais que a vida emite ao nosso derredor a cada momento.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque ensinar é, também, uma atividade de despertamento da mente do aluno para o conhecimento de si e das ciências que precisa dominar. A Educação tem por fim o desenvolvimento das capacidades físicas e mentais do ser humano e a aquisição de experiência por meio da herança que cada um de nós, como criança, recebeu e recebe dos antepassados e, também, a experiência sobre como a reflexão sobre o conhecimento e técnicas presentes, podem influir em nosso futuro.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque a Educação ensina como aprender a pensar um pensamento próprio, assimilar ideias novas que nos permitam desenvolver habilidades transformadoras.
Por que escolhi “A História da Educação” como tema? Porque a Educação é um processo que naturalmente nos põe à prova, todos os dias. Em sala de aula, ou no Ensino à Distância, somos submetidos ao Teste ou Prova objetiva, subjetiva, Trabalhos de Conclusão de Cursos, Dissertações em Mestrados e Teses em Doutorados. Estas formas de avaliação e revisão de nosso aprendizado exigem muito esforço, porque são meios para atingimento de um fim, que é sermos aceitos no Mercado de Trabalho e Acadêmico, como alguém que possui um certificado, uma declaração, um diploma que atesta que estamos aptos para exercer atividades sociais e trabalhos remunerados.
Mas, acredite, a Educação vai além do processo de escolarização. Uma pessoa pode possuir dezenas de diplomas e, ainda assim, ter um processo de educação deficiente.
Há um equívoco enorme no pensar de quem pensa que, por haver atingido o mais alto nível de escolaridade deixou de ser aluno. Somos todos eternos aprendizes da vida. E, não se engane, a vida é viva! Ela recompensa os diligentes e castiga, sem dó, os negligentes…