#ÉFOCOÉNOTICIA #JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO DR JUDIVAN VIEIRA

A FALÊNCIA DA DEMOCRACIA SUBSTANCIAL. Ou você lê esta série, ou vai…

Direto de Brasília, DF

 

A FALÊNCIA DA DEMOCRACIA SUBSTANCIAL. Ou você lê esta série, ou vai:

– Acreditar que Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, é democrata;

– Acreditar que papai Noel existe;

– Acreditar em saci Pererê;

– Acreditar que comunismo é bom;

– Acreditar que socialismo não é filhote do comunismo;

– Acreditar que político se importa com o povo e que cumpre promessa de campanha;

– Acreditar que a terra é quadrada;

– Acreditar que Poder Judiciário e JUSTIÇA são o mesmo;

– Acreditar que quem rouba, mas faz é bom porque faz 10% dos 100% que deve fazer;

– Acreditar que na política não há corrupção.

Ou será que é mais conveniente você se deixar ser enganado?

Todo domingo aqui nesta coluna, um novo artigo escrito sob viés científico.

Aqui, Política não é tratada do ponto de vista do politicamente correto, de conversa “mole” de pseudo entendedor, da narrativa feita pela grande mídia que segue a mesma ideologia do governo dominante, seja ele qual for. Aqui, não há “narrativa” de esquerda, direita ou centrão, já que nada nem ninguém deste cenário político que cada vez mais afunda economicamente o Brasil me representa! Se te representa ao menos conheça cientificamente a distinção entre Política Substancial e Política Formal(esta coisa fake que domina o Brasil e o mundo) e depois reafirme ou não sua escolha.

Saiba que no ranking da economia o Brasil despenca a cada governo. Nós melhorávamos para chegar à sexta economia de poderio global, de bem-estar para o povo. Porém, desde 2012 despencamos do sétimo para oitavo lugar, depois para nono lugar e seguimos em queda livre. Alguns dados são alarmantes, pois o cenário é de:

– mais de 13 milhões de desempregados, como afirma a OIT;

– déficit de 5,9 milhões de moradia, oficialmente divulgado e sendo que esse número é “fake”. Primeiro porque o governo não divulga números verdadeiros para não sofrer pressão do povo e segundo porque todos sabemos, ao olhar para a quantidade de sem-teto e de pessoas vivendo de aluguel, que o déficit de moradia é infinitamente maior que o divulgado. Quantas pessoas você conhece que não tem casa própria nem condição de financiá-la dados os juros bancários exorbitantes?

– há recorde de feminicídio no país;

– a criminalidade está assustadoramente alta com o aumento das classes dos miseráveis e dos pobres;

– o transporte segue caótico e os governos preferem dar empréstimos para consertar e financiar o sistema de transporte de países como Cuba, Venezuela, Moçambique, Angola, etc., que investir em ferrovias no Brasil;

– entre 27 países da OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a carga tributária brasileira fica em 18, ou seja, é assustadoramente alta (33% do PIB do país). Esse é um quadro assustadoramente caótico e apesar disto jamais se faz revolução tributária, faz uma reforma tributária que não passa de realocação de alíquotas que saem de um tributo e são realocadas para outro.

– o índice de percepção da corrupção do Brasil está cada vez pior, pois segundo a TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL ocupávamos a 69ª posição no ranking de 176 países no ano de 2017 e hoje somos a 96ª colocação, sendo que quanto mais alto pior.

Já estive inúmeras vezes nos EUA, inclusive estudei em Nova Iorque alguns meses e também estive algumas semanas no Canada, e o tributo único que eles adotam é coisa simples. Simples mesmo! No Brasil a guerrinha “fratricida” entre os estados e regiões não permite o imposto único porque cada um quer ganhar mais que o outro. É por isto que temos um Brasil, um país, um Estado que sofre de acromegalia, ou seja, o Brasil é um corpo todo torto, com alguns municípios e estados grandes e outros subdesenvolvidos e subnutridos.

Os governos passando a Política pelo filtro de seus Partidos, para depois dar ao povo a aparência do que Política é. Mas, como afirma o poeta inglês John Milton: “a essência do que parece é o não ser”. Afinal, se uma coisa parece é exatamente porque ela não é! Se fosse, não pareceria. Ela seria!

Aqui eu filtro toda ideologização, pois nada nem ninguém deste cenário político que afunda o Brasil economicamente cada vez mais me representa! Aqui, não há “narrativa” inventada por esquerda, direita ou centrão. Aqui, trato a Política como uma arte ou ciência criada em que os governantes devem servir ao povo e não se servir dele, como “vampiros” que bebem o sangue do povo para prolongar suas vidas e enriquecimento pessoal e de seus apadrinhados; como relação parasitária de mutualismo em que o governo se alimenta de seus políticos e os políticos se alimentam da poderosa máquina de governo.

Se a você interessa seguir sendo enganado por tantas falácias governamentais, ao menos leia esta série e conheça cientificamente e com linguagem simples, a distinção entre Política Substancial e Política Formal. Se após que a Política Substancial foi assassinada premeditadamente pelas doutrinas sociais que estão te governando, em razão da marginalização da inteligência promovida pelos governos do mundo, inclusive do Brasil, então tua escolha será, ao menos, uma decisão tua e não empurrada goela abaixo.

Conto com você aqui nesta coluna todos os domingos. Aproveite e leia os 3 artigos anteriores que já publiquei. Assim, poderá construir um conhecimento sistêmico e linear sobre A FALÊNCIA DA POLÍTICA E DA DEMOCRACIA SUBSTANCIAL E A ASCENSÃO DA POLÍTICA FORMAL, a política fake.

Ao final, quero te recomendar uma bibliografia de 8 livros em Ciências Sociais, que podem te dar uma noção espetacular sobre Política Substancial, Política Formal, Democracia Substancial, Democracia Formal, Corrupção Política, Aliados da Corrupção Política, O perfil do corruptor e do corrupto passivo, e Ferramentas de combate à corrupção política.

 

Eis os cinco primeiros, inclusive indicados duas vezes ao prêmio de maior excelência no combate à corrupção política, em Doha, no Catar, e que formam a primeira e única enciclopédia do mundo sobre o tema cujas pesquisas me tomaram 7 anos de pesquisas e viagens por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, na América do Sul; Espanha, na Europa, e Estados Unidos, na América do Norte.

 

Eis o link para você adquirir na www.paralelo43com.br

 

Agora, te apresento o livro “FALÁCIAS POLÍTICAS”, a obra mais completa dos últimos 200 anos de História da Humanidade. Este livro me tomou 3 anos de intensas pesquisas bibliográficas, de leitura do livro “The Book of Fallacies”, escrito em 1824, século XIX, por um dos fundadores do ‘Utilitarismo”, escola política sobre a Busca da Felicidade, que abordo em maiores detalhes na terceira edição de meu livro “Técnicas Para Você Ficar Doidão”, a ser lançado até o fim deste semestre ou início do próximo.

Eis os links para você adquirir o livro “FALÁCIAS POLÍTICAS”: www.paralelo43.com.br

www.livrariaatlantico.com.br

 

Te apresento também o livro “Do alarmismo apocalíptico ao ressurgimento econômico e social – Mundo utópico, Mundo distópico”. Você precisa ler este livro para conhecer os bastidores da política e das religiões e como trabalham em conjunto na confecção de políticas que escravizam o povo.

Eis os links para você adquirir o livro “FALÁCIAS POLÍTICAS”: www.paralelo43.com.br

www.livrariaatlantico.com.br

 

Por último, e de extrema importância, te apresento o livro “O Dilema da lealdade dividida entre Nação e Estado e as doutrinas sociais que governam o mundo”. Esta é a obra mais completa do mundo, por duas razões: 1) Nenhum cientista social havia escrito sob o tema “Lealdade Dividida entre Nação e Estado”. Filósofos gregos clássicos como Sócrates e Platão haviam tocado no tema da “lealdade” entre pessoas. 2) a segunda razão é que se você quer um livro confiável que aborde doutrinas sociais, um dos mais espetaculares é “Modern Political Philosophies” do escritor e cientista Louis Wasserman, que tive o prazer de comprar em meu período de estudo em Nova Iorque, dissecá-lo e usá-lo como parte da bibliografia para compor meu livro “O Dilema da lealdade dividida entre Nação e Estado e as doutrinas sociais que governam o mundo” e, enquanto naquele há o estudo de 16 doutrinas sociais em meu livro você encontra o estudo de 20 doutrinas sociais, com capítulos especiais sobre democracia, falácias, e toda a teoria que desenvolvi sobre “O Dilema da lealdade dividida entre Nação e Estado”, com viés jamais abordado por qualquer outro escritor e cientista em Ciências Jurídicas e Sociais.

Eis os links para você adquirir o livro “O Dilema da lealdade dividida entre Nação e Estado e as doutrinas sociais que governam o mundo”: www.paralelo43.com.br

www.livrariaatlantico.com.br

 

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *