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A experiência, o Marketing Digital e os festivais de música

*Por Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação

O Marketing Digital bem feito pode garantir visibilidade e atrair público para qualquer evento, principalmente em festivais de música. Para isso, aliar o marketing e a experiência é uma ótima alternativa de garantir o sucesso nessa divulgação.

Entre os eventos tidos como cases de sucesso estão o Coachella, Lollapalooza, Rock in Rio e Tomorrowland. Todos eles têm a capacidade de reunir um grande número de pessoas de diferentes lugares do mundo, proporcionando o prazer de vivenciar momentos reais ao lado de quem mais gostamos, e isso é único.

O festival de música The Town (dos mesmos criadores do Rock In Rio) que acontece no mês de setembro em São Paulo, estima um público de 500 mil pessoas. E são as experiências inesquecíveis que devem atrair um público tão grande a um único festival, o que inclui elementos como: música, cultura, arte e diversão.

Para que o público fique por dentro de todos os processos, conteúdos de marketing foram desenvolvidos para o festival, como: mobiliários urbanos, mídia display em portais, cinema, rádios e TV, contagem regressiva em Out of Home programático em aeroportos e estações de metrôs, além da instalação de uma a grande esfera do The Town com cinco metros de altura no largo do Batata, em São Paulo. Todas essas ações são capazes de atrair a atenção das pessoas, além de gerar engajamento – antes mesmo da abertura de vendas de ingressos, ocorrida nos últimos dias.

Impacto econômico 

Dados coletados pelo Waze em 2022 mostram que na última edição do Rock in Rio, realizada em sete dias, o festival recebeu um público de 700 mil pessoas, das quais 60% eram de fora do Rio de Janeiro. A retomada do evento gerou 28 mil empregos e um impacto econômico de mais de R$2 bilhões, resultados que superaram a última edição do evento, ocorrida em 2019.

Para gerar esse impacto, toda campanha precisa de ações contínuas e de qualidade, principalmente nas mídias sociais. Por isso, é preciso realizar uma campanha pré-festival, anúncios do line-up, estrutura do ambiente, logística e informações sobre como chegar ao local e venda antecipada de ingressos. Desta forma, toda uma atmosfera é gerada para que as pessoas tenham uma boa experiência antes mesmo de o festival acontecer. Tudo isso com o apoio das mídias sociais!

Oportunidade para as marcas 

Atualmente, muitos eventos têm apostado nas marcas para gerar conexão com o público e proporcionar ainda mais alternatividade a um festival de música. O Rock in Rio 2022, por exemplo, associou a marca C&A ao evento, utilizando a moda como uma ferramenta para entreter as pessoas, com um estande de moda dentro do evento. Isso mostra que festivais de música e marcas podem se tornar uma grande vitrine juntas e agregar muito valor para ambos.

Um festival de música pode ser um ótimo instrumento para atrair números expressivos de pessoas a um único lugar, se tornando um cenário perfeito para marcas divulgarem seus produtos ou serviços. Mas, para isso, também é preciso investir em publicidade inovadora, afinal não é mais novidade que uma empresa queira apenas “vender seu produto” em um evento do qual é patrocinadora. Agora, é preciso ir além, proporcionar uma experiência única e surpreendente ao público.

*Carolina Fernandes é CEO da Cubo Comunicação, palestrante, mentora do curso Marketing para Empreendedores e especialista em Marketing & Comunicação com mais de 20 anos de atuação.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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