A Companhia de Teatro Omoiós apresenta neste sábado e domingo (13 e 14 de julho), às 16h30, no Teatro Barreto Jr., a sua nova montagem infanto-juvenil sob a direção de Manoel Constantino, um dos diretores mais premiado do teatro para a infância e juventude do Estado, participando, desta feita, do 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, além de comemorar os anos 18 anos da companhia e dos 45 anos de teatro de Constantino. O festival tem a produção geral de Edivane Bactista e Ruy Aguiar, numa realização da Métron Produções
Para compor a equipe de “A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final”, um texto do paraibano Tarcísio Pereira, Manoel Constantino convidou o músico e compositor Talis Ribeiro para a direção musical, Java Araújo que assina a direção de arte e um elenco formado por Maria Clara Torres, Rose Quirino, Daniela Câmara, Leo Bouças, William Manuel da Silva e Micheline Torres.
A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final conta a história de uma garota que ficou na sala de aula, de castigo, até terminar uma redação, justamente por não ter feito as tarefas escolares. Sem saber como trabalhar com a pontuação do texto, todos os sinais ortográficos surgem a sua frente, mas o conflito se estabelece entre aqueles pontos que querem ocupar o espaço em branco onde a garota interrompeu a sua última frase.
Para o diretor Manoel Constantino, “é muito importante trabalhar com o lúdico nessa fase de aprendizagem da criança, pois é um momento de muitas descobertas . E a escola é parte importante dessa descoberta do mundo.”.
Por outro lado, a escolha do texto nos leva a compreender que a criança vive uma fase repleta de desafios, no limiar entre a conquista e a frustração. Também é o momento da vida em que o aprendizado é acelerado e precisa ser instigado de forma divertida e curiosa.
A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final comprova que aprender e rir pertencem à mesma família. Ao mesmo tempo em que apresenta um drama do mundo escolar infantil – permeado por repreensões e um mundo mágico formado por uma família gramatical -, a peça revela a dimensão lúdica do aprendizado. Divertimento, alegria e curiosidade são elementos surpreendentes que aparecem na sala de aula e dialogam com o público. A produção do espetáculo informa que a faixa etária compreende as crianças de 06 a 13 anos. Os ingressos serão vendidos na bilheteira do teatro ao custo de 40 reais inteira e 20 meia.
Serviço:
A BATALHA DA VÍRGULA CONTRA O PONTO FINAL
Teatro Barreto Júnior
(Rua Est. Jeremias Bastos – Pina – Recife/PE)
13 e 14/07 – A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final (Cia. de Teatro Omoiós – Recife/PE)
Hora: 16h30
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Fonte: Daniele Câmara
Foto: Gustavo Túlio