“O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da sua assessoria de comunicação, divulgou novos números da tragédia de Brumadinho na madrugada deste sábado. De acordo com a corporação, o número de desaparecidos pode chegar até 355 pessoas. Nessa sexta, o comitê de crise do governo estadual trabalhava com um número potencial de 150 cidadãos sumidos – a metade informada pelos bombeiros. A corporação informou, ainda, mais dois óbitos no local. Com isso, já são pelo menos nove pessoas que perderam a vida na tragédia. Mariana
Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros que acompanhou os trabalhos, os desaparecidos estão distribuídos da seguinte maneira: entre 100 e 150 pessoas estavam na área administrativa da Vale; cerca de 30 na Vila Fértico, pequeno vilarejo próximo; aproximadamente 35 hóspedes e funcionários da Pousada Nova Estância; e entre 100 e 140 atingidos na região do Parque das Cachoeiras. Outras 189 já foram resgatadas durante as tarefas.
Ainda segundo a corporação, aproximadamente 100 militares trabalham no local. A maior parte deles, cerca 87, se voltam aos trabalhos na zona quente nas atividades de busca e salvamento. O restante dos oficiais se dedicam à inteligência.
O Corpo de Bombeiros também divulgou uma lista dos atingidos encaminhados para unidades de saúde da Grande BH. Confira os nomes abaixo:
Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Brumadinho
Leandro Borges Cândido*
Ronan Otávio Gomes*
Hospital de Ibirité
Adriane Pereira Alves (recebeu alta)
Sérgio Ramos dos Reis
Hospital Pronto-Socorro João XXIII
Alessandra de Souza
Talita Cristina de Souza
Antônio França
Paloma Prates
Lieuso Luis dos Santos
Policlínica Sarzedo
José Marques de Gouveia
Jucélia Pereira de Oliveira
Luiz Savio Lopes
Antônio Geraldo Miranda
Sebastião Gomes
Wadilson Gomes da Silva
Fábio Lélis Lopes
Marcos Roberto Andrade
Jene Resende
Hospital Mater Dei Betim-Contagem
Marcos Roberto Siva Souza
Ronan Otávio Goes*
Jailson Martins Patrick dos Reis
Edmilson Resende de Souza
Taercio Leonardo Morais
Leandro Borges Cândido*
*nomes que, possivelmente, foram transferidos de hospital, por isso estão repetidos na lista dos bombeiros”
A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.