#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Festa do Morro da Conceição será menos profana e mais religiosa

Tem início nesta quinta-feira (29) a programação da Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, com celebração solene às 9h e procissão às 17h. A expectativa é reunir mais de 1,5 milhão de visitantes nos nove dias seguintes do evento. De acordo com o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses Silva, a 114º edição da festa terá sua veia religiosa acentuada, em detrimento da profana e cultural. O lema deste ano é “Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor Que Nasceu de Ti”.

“Não vamos mais transformar o pátio em uma casa de shows, como em outros anos. Vamos ter apresentação Nando Cordel no próximo sábado, porque não podemos deixar de ter a parte cultural, mas sabemos que o peregrino que vem por causa disso. Ele quer fazer a oração dele”, argumentou o reitor do Santuário.

Segundo ele, a procissão, que sai às 17h de quinta, conhecida como Procissão das Bandeiras, deve ser composta por cerca de 10 mil pessoas. Até ano passado, saía de concentração realizada no Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial. “Era uma bela confusão. Agora sairemos do Parque da Macaxeira, para estarmos no contrafluxo da cidade e ajudarmos a mobilidade e o controle urbano”, explicou o padre, ressaltando que as distâncias entre o novo e o antigo caminhos são semelhantes. Para a grande procissão tradicional do dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição e do clímax da festa, são esperadas 200 mil pessoas.

De quinta-feira até o dia 8, serão realizadas missas diariamente. Serão 61 no total. Do dia 30 de novembro a 07 de dezembro, as celebrações acontecem às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, com confissões ao longo do dia, das 8h às 21h. Da meia noite do dia 7 para o 8, será realizada uma missa a cada hora. “Quando acaba uma dentro do Santuário, outra começa do lado de fora, em estrutura montada em frente à torre da Igreja, sem parar. Até as 10 horas. Desde o primeiro semestre a programação está sendo planejada”, comentou o reitor.

 
Os comerciantes estão ansiosos para ver como as mudanças – de itinerário na procissão e de foco, na religiosidade – afetarão o público. A comerciante Bianca Beatriz, 18, espera que seja ao menos como no ano passado. “As barracas ficaram lotadas. Todas. Toda hora estavam comprando os santinhos, as lembranças. Estamos ansiosos para que chegue logo e para saber se vai melhorar ou piorar nesse sentido”, disse.
Olivier Peixoto, empresário, mora no morro e é devoto de Nossa Senhora da Conceição. “Participo da procissão, das novenas. Sempre aumenta a quantidade de pessoas que participam e esse ano não poderia ter expectativa maior. A festa é sempre excelente”, comentou.
 
Fonte: Folha PE
Foto: Arthur de Souza

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *