#ÉFOCONAREFLEXÃO ÉFOCONAPALAVRA

Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso?

Que bom poder conhecer a santa Palavra de Deus! Que graça extraordinária poder ser orientado por Jesus no início de cada dia, de cada manhã!

Sim, quantas preocupações trazemos no coração, quantas angústias, quantos medos e incertezas! Como necessitamos de luz, de sabedoria, de discernimento!
Então, nesses momentos, a Palavra de Deus se apresenta a nós com todo o seu poder e atualidade, e encontramos nela respostas que pacificam o nosso coração sofrido e agitado.

Ora, não podemos negar que todos temos preocupações.
Sempre há algo que nos faz esquentar a cabeça, que nos faz perder o sono e altera o nosso humor, nosso apetite.
Para nos colocar no eixo, Jesus nos disse que na vida teríamos tribulações, sofrimentos, mas também nos disse:”tende coragem, pois eu venci o mundo”.
Aqui está o segredo de uma vida cuja confiança se encontra em Deus, cuja esperança está no Senhor, cuja fé sustenta a certeza de que Deus agirá.

Ou seja, quando confiamos em Deus e nos abandonamos em suas divinas mãos com toda a confiança, as coisas em nós se ordenam de uma forma incrível.
A luta contínua, mas o desespero não toma corpo em nós. Um certo medo pode até nos fazer sofrer, mas a confiança no infinito amor de Deus arruma e acalma as tempestades que se levantam dentro de nós.

Aprendi com frei Inácio Larrañaga, grande escritor e o criador das oficinas de oração, “que quando Deus não muda a tempestade, Ele muda a pessoa que está dentro dela”
Quantas vezes pude experimentar esta verdade! Quantos sofrimentos, quantos desafios tive que enfrentar, e vi a mão de Deus agindo! Pude experimentar o poder da oração e da confiança em Deus! Quem em Deus espera vê prodígios!

Pois bem, em todo o evangelho de hoje, Jesus nos fala sobre a confiança em Deus, em sua providência. Ele quer nos convencer da sua presença em nossa vida em todos os momentos.
Vejamos o que Ele diz:”quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso?” E mais:”buscai em primeiro lugar o reino de Deus e tudo vos será dado por acréscimo”.
Em vários momentos ele nos diz:”não vos preocupeis”.
Jesus está nos ensinando o caminho para a paz. Ele está nos dizendo como devemos viver, como devemos agir.

São Padre Pio nos ensina que, “quem reza pouco verá pouca coisa; quem reza muito verá muitas coisas; quem não reza se perderá”. Quando acreditamos que Deus está no comando das situações e quando nos unimos a Ele pela oração, enfrentamos a vida de uma forma diferente.

É na oração que entendemos o que Jesu nos ensina no evangelho de hoje:”não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir.
Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso?”

Ele também, para nos proteger de muitas doenças e sofrimentos desnecessários, proclamou:”para cada dia, bastam seus próprios problemas. Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações”.

E, para concluirmos a reflexão, sugiro que nós abandonemos verdadeiramente nas mãos de Deus, pois Ele é um pai que se ocupa com toda a sua criação.
Procuremos, portanto, crescer na confiança em Deus.
Não se esqueça disto:”o milagre em sua vida terá o tamanho da sua confiança em Deus”.

Evangelho do dia comentado por Padre Dennys(Mateus 6, 24-34)

Sábado da XI semana do Tempo Comum,

#foconafonte – Paulo Guedes

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *