Pernambuco, 30 de maio de 2024 –
Os choques elétricos por instalação ou manutenção de antenas estão entre as principais causas de acidente envolvendo a rede elétrica no Brasil. São vários os casos de pessoas que vão realizar qualquer serviço no equipamento e tocam acidentalmente na rede de distribuição de energia. Diante deste cenário, a Neoenergia Pernambuco reuniu uma série de dicas de segurança para evitar acidentes que podem levar até mesmo à morte.
A primeira dica é a mais importante: nunca instale antenas de rádio e TV próximo à rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidade. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou incliná-los, sob o risco de atingir cabos energizados.
Outro ponto que dificilmente é levado em consideração pelas pessoas é o de que não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva. Água e energia elétrica não combinam. No caso de o objeto cair em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-lo ou retirá-lo.
A Neoenergia também orienta ainda que, para a instalação ou manutenção de antenas, a pessoa contrate um profissional capacitado, que utilize equipamentos de proteção individual e, assim, elimine qualquer possibilidade de acidentes.
Estas dicas de segurança são informadas constantemente aos seus clientes pela Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).
Confira os principais alertas
- Manter distância segura da rede elétrica durante a instalação;
- Não instalar ou realizar manutenção de antenas em dias de chuva ou com incidência de raios;
- Contratar um profissional capacitado para fazer a instalação do equipamento;
- Em caso de tombamento, provocado por vento ou chuva, nunca tocar na antena ou tentar retirá-la de cima da residência; caso isso ocorra, acione o telefone 116.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO – A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 4 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).