Após mais de três horas de debates, a Câmara Municipal do Recife aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei (PL) 11/2018, que regulamenta os serviços de transporte com aplicativos como Uber, Mary Drive e 99 POP. No plenário da Casa de José Mariano, motoristas do transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediado por plataformas digitais (TRPIP) e taxistas acompanharam a sessão, que começou às 15h e foi encerrada por volta das 18h30.
O projeto cria obrigações aos serviços de transporte individual por aplicativo, como a apresentação de certificado de seguro contra acidentes pessoais a passageiros e o uso de veículos com no máximo oito anos de fabricação. Também passarão a ser cobrados tributos sobre os valores pagos por viagem que variam entre 1% e 2%.
Por outro lado, foi rejeitada uma sugestão do vereador Aerto Luna (PRP), que queria impedir o cadastro de novos motoristas enquanto não for concluído um estudo previsto no projeto de lei, que tem prazo de um ano para ser realizado.
Após a aprovação, o texto, segue para a sanção da Prefeitura do Recife. O chefe do Poder Executivo tem 15 dias úteis para se pronunciar.
Já a 99 ressaltou acreditar que “a imposição de limite ao número de veículos cadastrados nos aplicativos impediria milhares de motoristas a obter renda, e passageiros serão estimulados a voltar a usar o carro próprio, ocupando mais espaços nas ruas e mais vagas de estacionamentos – como ocorria antes do surgimento dos aplicativos”.
Petrolina
Confira na íntegra o posicionamento da Uber:
“A aprovação do Projeto de Lei 11/2018, que regulamenta os aplicativos de mobilidade, representa um avanço para Recife. Ao rejeitar a imposição de um limite de motoristas que estariam autorizados a dirigir com aplicativos na cidade, Recife entra para a lista de grandes capitais do Brasil que estão optando por regulações modernas e que atuam pelo bem das cidades e das pessoas.
No entanto, é importante ressaltar que a nova lei ainda apresenta pontos negativos, como cobranças excessivas e a restrição para carros emplacados no estado de Pernambuco, que deve afetar especialmente motoristas parceiros que fazem uso de carros alugados para exercer a atividade. O PL segue agora para sanção do Prefeito. A Uber continua à disposição do Poder Público para debater sobre como a tecnologia pode ser uma ferramenta fundamental para o futuro da mobilidade das cidades.”
Confira na íntegra o posicionamento da 99: