O SENAI-PE firmou um termo de cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) para ofertar 500 vagas em cursos gratuitos de formação profissional nas áreas de logística, automotiva, alimentos e eletroeletrônica. O documento foi assinado ontem (29) na sede da DPPE e o prazo de vigência do acordo é de dois anos.
O público-alvo preferencial são mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade que estejam sendo atendidos pela defensoria. Os participantes serão selecionados e indicados pelo DPPE e as aulas serão realizadas de forma presencial. Os alunos ganharão certificado do SENAI quando concluírem os cursos, desde que obtenham frequência mínima de 75% de carga horária prevista e aprovação mínima de 70 pontos de exames finais de cada disciplina que compõe cada qualificação.
De acordo com a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto, a colaboração entre as duas instituições fortalece suas capacidades e pode servir de exemplo para outros estados. “O SENAI já oferece a gratuidade regimental, que atende pessoas de baixa renda e, por meio dessa parceria com a DPPE, poderemos levar uma maior assistência para que mulheres tenham melhores oportunidades na indústria. E essa equidade de gênero no mercado de trabalho é um dos objetivos traçados pelo Pacto Global da ONU, do qual o SENAI-PE é signatário desde o ano passado”.
O defensor público-geral da DPPE, Henrique Seixas, por sua vez, considera a assinatura do termo um passo importante para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. “O importante da nossa atuação é beneficiar quem mais necessita. Encaminhar essas pessoas para uma qualificação profissional é muito importante e uma iniciativa mais abrangente da defensoria. Agradeço também aos colegas da DPPE, que têm vestido a camisa e pensado em ações para atender esses cidadãos”.
Quem também comemora a parceria é a diretora de educação do SENAI-PE, Ana Dias. “Essa ação junto com a DPPE fortalece ações para públicos que precisam de uma maior atenção no campo da qualificação profissional. O SENAI-PE, com sua expertise, vai apoiar essas pessoas, principalmente mulheres vítimas de violência, para viabilizar a empregabilidade e autonomia até mesmo como empreendedoras, propiciando desenvolvimento social e econômico”.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.