Em 2024, comemorações em todo o Brasil celebram os 150 anos de imigração italiana para o País. Em Pernambuco, o Consulado Italiano e o Comites Nordeste, com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife, promovem um grande concerto com 20 músicos da Orquestra Bravo na Basílica da Penha, no bairro de São José. A apresentação ocorre na próxima quarta (28), a partir das 19 horas, e vai reunir 11 instrumentistas e oito vozes, que irão executar um repertório com canções que vão levar o público para uma viagem musical pela Itália. O evento é gratuito, aberto ao público e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, através do Recentro e Investe Recife.
A apresentação será composta por obras de Verdi, Rossini, Puccini e Vivaldi, entre outros, que evocam a paixão, a beleza e a diversidade da cultura italiana. A Basílica de Nossa Senhora da Penha foi escolhida para a celebração devido à ligação do templo religioso com a Itália. Construída por frades capuchinhos italianos, a basílica é uma representação viva da contribuição desse povo para a formação do patrimônio histórico pernambucano e brasileiro.
A imigração italiana para Pernambuco se deu entre o final do século XIX e o início do século XX, tendo início a partir da região de Palmares e também pela Capital. “Entre os grandes italianos que fizeram história no estado estão Ugo Falangola, responsável por trazer os primeiros equipamentos de cinema para o Recife; Giuseppe e Francesco Vita, fundadores da fábrica de refrigerantes Fratelli Vita; e Fortunato Russo, comerciante que atuou no ramo de tecidos e aviamentos”, explica a neta deste último, Maria Carolina Russo, hoje presidente do Comites Nordeste (comitê dos italianos residentes no nordeste do Brasil).
Atualmente, a comunidade italiana no Nordeste é formada por cerca de 500 mil descendentes, que desempenham um papel ativo na promoção da cultura, gastronomia e história do Estado com iniciativas que têm contribuído para o fortalecimento dos laços entre as comunidades e para o enriquecimento da diversidade cultural da região.
Sobre a imigração italiana
Os 150 anos da imigração italiana são comemorados oficialmente no dia 21 de fevereiro, data que remete à chegada ao Brasil do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos. Os italianos desempenharam relevante papel no desenvolvimento da agricultura brasileira, em especial, no cultivo do café; bem como na indústria, comércio, artes e gastronomia.
Os ítalos-brasileiros estão presentes em todo o País, com destaque para os estados do Sul e Sudeste, influenciando aspectos da cultura brasileira, como a língua, culinária, festas e tradições. Entre os ítalo-brasileiros ilustres, podem ser citados a atriz Fernanda Montenegro, a pintora Anita Malfatti, o vice-campeão mundial de Fórmula 1 Felipe Massa e o pintor pernambucano Murillo La Greca, cujos murais estão entre as obras que embelezam o interior da Basílica da Penha.
De acordo com a embaixada italiana no Brasil, em 2013, o País possuía 30 milhões de descendentes de imigrantes italianos (cerca de 15% da população brasileira na época).
Orquestra Bravo.
Foto de Bosco Lacerda