#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Prefeitura do Recife promove cultura e lazer no feriadão

O 20º Festival Recife do Teatro Nacional começará no domingo (18), mas já no feriado de quinta-feira (15), haverá opções de lazer nos diversos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife

Recifenses e turistas podem ficar tranqüilos nos próximos dias, pois para curtir a capital pernambucana, no feriado e no fim de semana, não faltam opções de lazer, muitas delas gratuitas, promovidas pela Prefeitura do Recife por meio das suas secretarias. O 20º Festival Recife do Teatro Nacional começará no domingo (18) com a estreia da peça Preto; antes disso, de quinta a domingo, há programações espalhadas em diversos equipamentos: Museu da Cidade do Recife, MAMAM, Galeria Janete Costa, Paço do Frevo, Jardim Botânico do Recife e Econúcleo da Jaqueira. Sem falar que haverá Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro e passeios do Olha! Recife.

As artes cênicas tomam conta do Recife neste final de semana. No domingo (18), terá início a 20ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, evento que segue até o dia 25 de novembro, levando 12 espetáculos, entre nacionais e locais, para os teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça e Barreto Júnior. A peça Preto, da paranaense Companhia Brasileira de Teatro, abrirá o Festival, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h do domingo.

O elenco conta com a atriz Renata Sorrah, além de Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô e Nadja Naira. O espetáculo, que fará sua estreia na cidade, articula-se a partir da fala de uma mulher negra, numa espécie de conferência sobre questões que incluem racismo, a realidade do povo de pele negra no Brasil hoje, o afeto e o diálogo. A peça será apresentada também na segunda-feira, no mesmo teatro e no mesmo horário. Para saber mais sobre o Festival: https://bit.ly/2Ppod5B.

E durante todo o feriado prolongado, de quinta-feira (15) a domingo (18), o Museu da Cidade do Recife vai funcionar normalmente para a alegria dos recifenses e dos turistas, das 9h às 17h. Quem visitar o local poderá conferir a exposição Cinco Pontas, com pinturas e documentos que passeiam por várias épocas e contam o papel da edificação em momentos históricos marcantes da capital pernambucana. No sábado (17), crianças e adultos poderão participar também da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. Informações: (81) 3355-9540.

O Paço do Frevo, espaço de salvaguarda de uma das mais representativas manifestações culturais da cidade, vai encher de clarins o fim de semana recifense, abrindo na sexta-feira (16), no sábado (17) e no domingo (18), das 13h às 17h. Amanhã (15), o Paço estará fechado. Mantido pela Prefeitura do Recife, o equipamento estará, de hoje (14) até o próximo dia 1º de dezembro, em regime de funcionamento especial, devido à transição entre contratos de gestão assinados entre a administração municipal e a Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), para manutenção e oferta regular dos serviços e programações do Paço. Confira: www.pacodofrevo.org.br ou ligue (81) 3355-9500 para mais informações.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), estará fechado na quinta e na sexta (16), mas volta a abrir as portas no sábado e no domingo (18). Os fãs de poesia poderão aproveitar o final de semana contemplando a exposição Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. São, ao todo, 12 vídeos poéticos-experimentais de curta duração, que são exibidos numa das salas do museu, e mais 60 obras tridimensionais. Para saber mais: (81) 3355-6871.

A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, também estará fechada na próxima quinta-feira e na sexta-feira; mas no sábado, das 14h às 19h, e no domingo, das 15h às 19h, estará funcionando normalmente. As entradas só são permitidas até às 18h50. A Galeria Janete Costa estreou no último sábado (10) a mostra Transistor, do artista Jota Zer0ff. A exposição, gratuita e aberta ao público, conta com 24 obras. A maioria são pinturas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre aos indefectíveis lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. Para mais detalhes: 3355-9825 ou galeriajanetecosta@gmail.com. Do outro lado da cidade, o Museu Murillo La Greca, na Zona Norte do Recife, estará fechado no feriadão.

Durante esses dias de folga também vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro. Na quinta-feira e no domingo, os apaixonados por bike contarão com o percurso exclusivo. São três rotas que somam 36,5km, convergindo no Marco Zero. Nos mesmos dias também estará montado o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem. No trecho privilegiado da orla, a via fica aberta para uso da população para a prática esportiva e de lazer.

As 19 Academias Recife estarão fechadas apenas na quinta-feira. Sexta (16) e sábado (17) o funcionamento será normal, não deixando na mão quem gosta de aproveitar a folga para suar a camisa.

Na quinta-feira, o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da PCR, traz um roteiro diferenciado, realizado em parceria com o humorista Alisson Castro, do show Recifense para Leigos. O passeio será pelo Recife Antigo e vai render boas risadas aos participantes. A saída será às 14h, da Praça do Arsenal. No sábado (17), o Olha! Recife será de barco, pelo Rio Capibaribe, com saída às 9h, do Catamaran Tours. Domingo (18), o tour será a pé, com o tema Recife Republicano. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br.

Já o Econúcleo Jaqueira, às 10h da quinta-feira, vai sediar uma oficina super legal de histórias em quadrinhos. A arte educadora, Flávia Gomes, ensinará a como construir personagens para as HQs. E a tarde, o público vai conferir a contação de histórias “Àrvore de Jô”, às 14h. O conto visa gerar reflexão a respeito das árvores e a valorização da importância de cada ser vivo. Muitas outras atrações aguardam o visitante na sexta (16) e no final de semana, dentre elas serão promovidas oficina de teatro, trilha ambiental, meditação e torneio de jogos digitais.

O feriado segue com bastante diversão também no Jardim Botânico. Quinta, às 10h, a culinarista, Michele Caldas, vai mostrar aos participantes a como produzir receitas sustentáveis utilizando ingredientes naturais e reaproveitados que seriam normalmente descartados. A oficina é gratuita e visa conscientizar o público quanto a sustentabilidade e o não desperdício. No período da tarde, o visitante também poderá curtir uma vivência ambiental musical que vai misturar elementos sonoros com o prazer da imersão no ambiente de Mata Atlântica. A prática começa às 15h. Sexta, sábado (17) e domingo (18) também estarão com a programação recheadas no equipamento. Vai ter histórias cantaroladas, oficina de brinquedos, sarau ambiental e muito mais.

GABINETE DE IMPRENSA

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *