De acordo com o Professor e Profissional de Educação Física, Antonio Araujo (CREF 004009-G/PE), a versatilidade da natação a torna indicada para todas as idades, inclusive para crianças: “Quanto mais cedo a prática é iniciada, maiores são os benefícios. As crianças se adaptam mais rápido ao meio líquido e se motivam através das brincadeiras. Além disso, a natação é uma atividade física que utiliza todo o corpo ao mesmo tempo, tornando-se um esporte verdadeiramente completo.”
Além de ser um excelente exercício aeróbico, a natação fortalece o sistema cardiorrespiratório, melhora o condicionamento físico e contribui para uma qualidade de sono aprimorada. Enquanto as crianças se divertem na piscina, estão, sem perceber, perdendo peso, ganhando força e aprimorando a coordenação motora.
Para o Professor Antonio Araujo, a natação é uma atividade única: “Como a natação melhora o condicionamento físico e aumenta a expansão pulmonar, beneficia a condição cardiorrespiratória para a prática do esporte. É uma ativação muscular completa.”
O Profissional de Educação Física aponta que a natação também contribui de maneira efetiva no desenvolvimento infantil, pois os primeiros anos de vida são determinantes para um maior desenvolvimento cognitivo e de sociabilidade. E tudo isso é possível através dos estímulos dados pela natação, com a execução de movimentos. Além disso, é necessário ser orientado e supervisionado por um Profissional de Educação Física.
“A natação refina a coordenação motora, postura, o equilíbrio e as várias variantes físicas, ajuda a desenvolver músculos e ossos fortes e promove flexibilidade e coordenação motora. É importante salientar que a criança que faz natação não está isenta de acidentes em meio aquático, por isso é fundamental que sempre tenha a supervisão de um responsável e de um Profissional da Educação Física. A segurança sempre vem em primeiro lugar”, explica.
Para quem quer iniciar
A principal dica do Profissional é a de sempre procurar um local que seja específico para o esporte, com profissionais especializados, que possam atingir o seu objetivo, seja ele para reabilitação, promoção da saúde, qualidade de vida ou alto rendimento.
Passar por uma avaliação médica também é recomendado para que a prática da atividade possa se desenvolver de maneira mais específica e segura. De acordo com Antônio Araújo o ideal é praticar de 2 a 5 vezes por semana, e também variar a intensidade dos exercícios.