* Lucien Newton
Impulsionado pela conveniência e demanda dos consumidores por acesso rápido a produtos e serviços. A expansão das redes de minimercados, se tornou um fenômeno que evidencia a busca por praticidade no cotidiano. As empresas atentas a esse movimento, expandem suas operações e criam uma relação com o consumidor, promovendo uma experiência de compra facilitada e alinhada com as expectativas. A busca pela comodidade é cada vez mais necessária. O trânsito, a dificuldade de transporte e todo o tempo que perdemos em grandes deslocamentos para ir a várias lojas para encontrar o que precisamos e com preço justo, foi o empurrão para a chegada desse modelo de rede.
Esse exemplo de negócio está sendo difundido por se tratar de uma opção conveniente, simples e muito mais ágil de compra. Focado em um relacionamento de maior proximidade com o cliente e em um mix adequado de produtos para atender o público local, oferecendo sobretudo, comodidade. A experiência deve ser excelente, onde o cliente encontra tudo o que procura, a preço justo, de forma rápida e favorável.
Apesar do crescimento exponencial dessas redes, a política da boa vizinha prevalece, e com isso os desafios envolvem uma adequação do sortimento, sendo necessário manter uma boa operação com rápida reposição na prateleira, sem ruptura (falta de produtos) e preços e proporções adequados. A competitividade é um outro ponto que irá aumentar, e os players que conseguirem dominar esses fatores poderão se destacar. Os pequenos varejos precisam desenvolver calendários promocionais diários, como dia da padaria, dia da carne, etc. Usando sempre a cesta de perecíveis para atrair fluxo para as lojas todos os dias, sem abrir mão dos calendários oficiais de promoções com as datas festivas e os tradicionais finais de semana.
A tendência futura desse modelo de negócio com certeza é o franchising, somado ao ganho de tecnologias aplicadas, automatização e robotização dos negócios. Vale lembrar, que em muitos deles, o ganho de escala é fundamental e a estratégia do franchising é um grande aliado. Seja pelo ganho de escala, ou pelo ganho de eficiência na operação, com um franqueado “barriga no balcão” na ponta”.