#ÉPERNAMBUCOEMFOCO ABCCRIM

ABCCRIM APOIA O PARECER TÉCNICO CONCLUSIVO DO REGISTRO DO BOLO DE NOIVA DE PERNAMBUCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) apresenta na próxima quinta-feira (14), às 10h, na Academia Pernambucana de Letras (APL), o parecer técnico conclusivo do registro das Práticas Socioculturais Associadas ao Bolo de Noiva de Pernambuco como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
A Academia Brasileira de Ciências Criminais, comunica à toda a sociedade e a comunidade detentora do bem cultural que no dia 14 de Dezembro de 2023 o Conselho de Preservação irá deliberar sobre a pertinência da inscrição do bem no respectivo Livro de Registro em âmbito Estadual.
O Presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM), professor Cristiano Carrilho, defende a pertinência do registro justificando que “a receita do bolo de noiva pernambucano é tão cultuada ao longo dos anos, dentro e fora do Estado que merece se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, um título que reconhece o valor das práticas socioculturais da nossa gastronomia e passa a ser um bem jurídico protegido oficialmente. Atualmente a ABCCRIM é titular da Vice Presidência do Conselho e já outorgamos por nossos auditores três selos de qualidade para agregar valor as boas práticas socioculturais de gastronomia, o Minerva Latino Americano, o Qualidade Nordeste e o Orgulho de Pernambuco, entregues anualmente.”
Além do Bolo de Noiva, o Bolo de Rolo já foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Estado, em 2007, através da Lei Ordinária nº. 379 e a ABCCRIM é uma das entidades no Brasil que outorga selos de qualidade em gastronomia e eventualmente opina em pareceres técnicos conclusivos do registro das Práticas Socioculturais Associadas à Gastronomia (entre outras) como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Após a deliberação, o CEPPC-PE irá elaborar a resolução que deverá ser remetida à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), à qual o Conselho está vinculado, para conhecimento e demais procedimentos listados nos artigos 9º e 10º da Lei nº 16.426, de 27 de setembro de 2018, que institui o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito do Estado de Pernambuco.
Foto: Cris Barros, a chef que luta pela valorização do bolo de noiva pernambucano, o presidente da ABCCRIM Cristiano Carrilho e Dirce Cavalcanti, conhecida como “Dorinha Bolo de Rolo”.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *