O lançamento da terceira edição do livro de autodesenvolvimento, “Técnicas para você ficar doidão”, do escritor Judivan Vieira, pode ser contado por vários ângulos.
Primeiro por se tratar do primeiro livro no gênero literário que ele escreveu, já que também escreveu vários livros jurídicos e outros vários em Ciências Sociais.
“Técnicas para você ficar doidão”, como me contou o autor, é um livro diferenciado na trajetória deste paraibano, nascido na roça, e radicado desde tenra idade em Brasília-DF e que também já viajou por 30 países em três continentes, e por inúmeras cidades, inclusive com viagens de pesquisa em Grécia, Egito, Itália.
O segundo ângulo é que a primeira(2003) e a segunda edição(2006) do livro sofreu rejeições e críticas em razão de julgamentos rasos, por conta do título, reforçando, como diz o autor que “as pessoas julgam o livro pela capa, como julgam, equivocadamente, pessoas pela primeira imagem”.
Terceiro que esta terceira edição foi lançada primeiramente em Portugal, como ocorre com diversos outros livros de Judivan Vieira, já está publicado em Paris, Reino Unido, Espanha, Portugal e Estados Unidos, tendo sido premiado na terra do “Tio Sam”, três vezes por três diferentes livros literários, além de ter sido indicado duas vezes em Doha, Catar(2020 e 2022), ao prêmio de maior excelência mundial, o ACE AWARD, ou “ International Anti-Corruption Excellence Award”, organizado pelo “Rule of Law and Anti-Corruption Centre”( Centro de Estado de Direito e Anticorrupção), em cooperação com a ONU(UNODCC).
Perguntei a Judivan Vieira, dentre seus 19 livros já lançados e outros projetos de pesquisa já em andamento, se tem alguma predileção especial pelo “Técnicas para você ficar doidão”, e de pronto respondeu que ama esse livro por ter sido o primeiro dentre os literários; por havê-lo escrito como pedido de seus alunos que insistiam para que contasse um pouco de sua trajetória, de filho de pedreiro e lavadeira de roupa, de pessoa simples que jamais desistiu e conseguiu alcançar êxitos na vida e, por fim, porque nesta terceira edição (foram 17 anos de maturação entre a segunda e terceira) conseguiu inserir novos capítulos com pesquisas filosóficas e da Ciência da Administração, a fim de provar que o autodesenvolvimento é possível para aqueles que confundem a vida com os próprios sonhos.
São 444 páginas de provocação para que o leitor se desafie a racionar e racionalizar os aspectos pessoal, acadêmico, profissional e espiritual(porque não?!) para ficar “doidão pela vida”.
Conhecendo o cientista, Ph.D. Judivan Vieira, que também encarna o Alter Ego de “Doctor Judi”, como brilhante cantor e compositor, presente no Spotify e demais plataformas musicais, e sabendo que para acompanhar seu pensamento é preciso pensar diferente, fora dos contornos da mediocridade, vou adquirir o livro e lê-lo como quem faz uma viagem da Terra a outro planeta. Para terminar, não posso deixar de “puxar a brasa para minha sardinha” e dizer que Judivan Vieira, é colunista do Pernambuco em Foco desde 2017 e também do Jaboatão em Foco. Mas, para mim, que o conheço, tenho por certo que o que ele mais valoriza é a simplicidade e a amizade. Voa, “Técnicas para ficar doidão”! Voa!
O livro está disponível na Livraria da Travessa, na www.livrariaatlantico.com e na www.paralelo43.com.br