#ÉFOCONASREDES

Esporte pode ser um aliado no desenvolvimento acadêmico e pessoal de crianças e jovens

O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e dos jovens, oferecendo benefícios físicos, mentais e sociais. Quando incentivado desde a infância, as atividades físicas se tornam um hábito saudável para os pequenos, promovendo condicionamento físico, mas também aprimoramento de habilidades como disciplina, trabalho em equipe, respeito às regras, liderança e resiliência. Esses benefícios são transferíveis para outras áreas da vida, como os estudos e, futuramente, na vida profissional.

No ambiente escolar, o esporte pode ser um grande aliado na formação e desenvolvimento dos alunos. “Além de contribuir para o desenvolvimento integral, pois engloba aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, o esporte auxilia no desenvolvimento motor, na capacidade de concentração, cooperação e respeito”, afirma o coordenador de esportes do Colégio Salesiano Recife, Guilherme Negreiros.

 

O profissional também pontua que a prática esportiva também ajuda na construção da disciplina e da autoconfiança dos alunos. “Ao estabelecer metas e se dedicar aos treinos, os estudantes aprendem a perseverar diante das dificuldades e acreditar em seu próprio potencial. Essas habilidades são essenciais para enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais ao longo da vida”, relata Guilherme.

 

A prática regular de esportes pode ajudar também no desempenho escolar, pois a atividade física estimula a circulação sanguínea e aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro. “Além disso, ao se engajar em atividades esportivas, as pessoas experimentam uma liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Isso resulta em uma melhora no humor, redução de estresse, ansiedade e melhora na qualidade do sono, resultando em maior disposição e energia durante a rotina de estudos”, diz o coordenador.

 

Contribuição emocional e psicológica

 

O esporte também estimula o desenvolvimento de habilidades emocionais, como a resiliência e a capacidade de lidar com a pressão. Guilherme explica que durante os treinos e competições, os atletas (profissionais ou não) aprendem a enfrentar desafios, superar obstáculos e lidar com a derrota de forma saudável. Essas experiências fortalecem a autoconfiança e a autoestima, proporcionando um senso de realização pessoal.

 

No que diz respeito às habilidades e competências necessárias para aprendizagem significativa, o esporte ajuda no desenvolvimento cognitivo, como a concentração, foco, na tomada de decisões rápidas e assertivas. Além disso, auxilia de maneira considerável no controle das emoções.

 

Incentivo dos esportes nas escolas

 

No Colégio Salesiano Recife existem diversas modalidades esportivas para incentivar os alunos a escolherem qual desperta o seu interesse. Futsal, basquete, vôlei, judô, ginástica rítmica e ballet são as modalidades disponibilizadas pela escola. “Cada tipo de esporte desperta o interesse de diferentes alunos, dependendo de suas preferências e habilidades individuais. Alguns alunos (as) podem se interessar mais por esportes coletivos, enquanto outros preferem atividades individuais”, explica o coordenador.

 

Além disso, a instituição conta com infraestrutura adequada para as práticas esportivas, com quadras poliesportivas e espaços destinados às atividades físicas. Para incentivar o convívio social e estimular o estudante, também há a promoção de eventos e competições esportivas, como os jogos internos.

 

“Os jogos internos promovem a integração entre os colegas, estimulando a criação de laços afetivos, fortalecendo as relações interpessoais e ampliando o círculo social. Também proporcionam um ambiente saudável de competição, onde os alunos podem testar suas habilidades esportivas, estimular o espírito de superação, trabalho em equipe e desenvolvimento de estratégias”, explica Guilherme.

 

O coordenador explica que os jogos internos também são uma forma de o estudante conhecer diferentes modalidades esportivas e despertar o interesse por atividades físicas, sendo uma contribuição para uma vida mais ativa e saudável.

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *