#ÉFOCONASREDES

Faculdade Senac participa da 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar

Instituição promoverá palestra sobre tradições da culinária pernambucana

A Faculdade Senac Pernambuco será uma das instituições participantes da 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar – Comida cultura e território: salvaguardando saberes e fazeres dos sistemas alimentares. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), será aberto ao público e ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

A 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar terá atividades no Salão de Eventos da Faculdade Senac Recife e no auditório do Ceagri da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo é fortalecer o debate acerca das políticas públicas culturais voltadas ao contexto do patrimônio alimentar no Estado, promover trocas acadêmicas e divulgação de iniciativas da sociedade civil que contribuem com a preservação e a promoção dos patrimônios alimentares.

A programação será dividida em três partes: culinária afro-brasileira, culinária indígena e tradições da culinária pernambucana. A Faculdade Senac será representada por Lorena Sousa, coordenadora do curso de Gastronomia da Unidade Caruaru e que abordará este último tema. A palestra está marcada para o dia 29, das 9h às 12h, no Salão de Eventos da Faculdade Senac Recife.

As atividades da 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar fazem parte da 16ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural, promovida pelo Governo de Pernambuco por meio da Fundarpe. Com uma série de ações gratuitas como palestras, seminários, debates e encontros temáticos, o evento conta com a participação de 25 municípios pernambucanos e diversos parceiros.

Programação da 2ª Jornada do Patrimônio Alimentar

Segunda-feira (28)

Tema: Culinária afro-brasileira como Patrimônio Imaterial
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Ceagri da UFRPE (Campus Sede – Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos)
Convidados:
–  Mãe Lu e Iyabassé Rosimary – Ilê Axé Oxalá Talabí (Patrimônio Vivo de Pernambuco)
– Rozélia Bezerra (Professora Doutora Aposentada do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro e Pesquisadora Gehislit – PUC/MG)
– Mediação: Bruno Celso Vilela Correia (Doutor em Sociedad y cultura pela Universitat de Barcelona e professor do curso de Gastronomia da UFRPE)

Terça-feira (29)

Tema: Tradições da culinária pernambucana como Patrimônio Imaterial
Horário: 9h às 12h
Local: Salão de Eventos da Faculdade Senac Recife (Rua do Pombal, 57, Santo Amaro, 22º andar)
Convidados:
– Lorena Bezerra de Sousa (Coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac PE – UV Caruaru)
– Vânia Lemos- Itep/CT Laticinios (Coordenadora do Museu do Queijo de Coalho)
– Exibição do Documentário: O Francês e Coalho
Mediação: Luciana Gama (Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Assessora Técnica da Coordenadoria de Patrimônio Imaterial da Fundarpe)

Tema: Culinária indígena como Patrimônio Imaterial
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório do Ceagri da UFRPE (Campus Sede – Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos)
Convidados:
– Iran Neves Xukuru (extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA) e Angela Neves Pereira, conhecida como Bella Xukuru (representante do Coletivo Jupago Krekáe e primeira Bacuroa do povo Xukuru)
– Mônica Jacomé (pós-graduanda em Gestão Social do Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal da Bahia, arteducadora popular, pesquisadora e produtora cultural. É autora do Cardápio de Histórias e produziu o XEPACULT, ambos projetos com incentivo do Funcultura).
– Exibição do Documentário: Territórios Gastronômicos do Velho Chico
Mediação: Monica Helena Panetta (Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT|UFRPE e Professora do curso de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *