#ÉFOCONASREDES

Gestão democrática em Paulista: professores escolhem os livros que serão utilizados em sala de aula

Editoras habilitadas pelo MEC participam do processo 

Professores da rede municipal de ensino do Paulista estão participando, nesta semana (1.° a 04/08), de uma formação pedagógica. O objetivo é escolher os livros didáticos que serão aplicados em sala de aula. Editoras habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) apresentam seu material e os professores escolhem os que serão utilizados. Nesta terça-feira (1.°), foram apresentados os livros da disciplina de ciências.

O gerente Pedagógico da Secretaria de Educação, Marcos Soares, ressaltou o caráter democrático da ação, que transfere para os docentes prerrogativa de escolher os livros que serão utilizados nas escolas. “Ninguém melhor do que os próprios professores para escolher o material que fará parte do seu trabalho na sala de aula”, disse.

Após ouvir a exposição dos editores, os professores enviam suas escolhas para o MEC. O livro mais votado será adotado pelo município e enviado para as escolas.

Para a professora de ciências, Tayane Mendes, da Escola Terezinha Camarotti, situada na Mirueira, é muito importante para o professor ter o direito de escolher o livro que será trabalhado na sala de aula. “Somos gratos por essa oportunidade do direito de escolha, pois tudo o que fazemos é pensando sempre no melhor para os nossos estudantes”, afirmou.

Fotos: Maria da Gloria

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *