Salvador, julho de 2023 – A SOLOS, startup nordestina de impacto socioambiental, anuncia participação na Flipelô, Festa Literária Internacional que acontece anualmente no Pelourinho, em Salvador. O principal objetivo é aproximar a reciclagem do dia a dia do público e mostrar que “O descarte correto transforma”. Para isso, no dia 11 de agosto, a companhia vai promover uma exposição com toda a trajetória do pós-consumo do plástico, desde o descarte do cidadão até ele ser reprocessado como um novo produto.
“Queremos mostrar ao público a importância da sua atitude para promover a economia circular. É preciso ampliar o volume de material que chega às cooperativas para que a cadeia seja fomentada. Para ilustrar esse processo, vamos expor produtos feitos de plástico reciclado e indicar onde o soteropolitano pode começar a reciclar já”, comenta Saville Alves, Sócia e Líder de Negócios da SOLOS.
Ano passado, durante participação no mesmo evento, a empresa levou expositores mostrando exemplos de resíduos e trazendo práticas sustentáveis para o dia a dia, como uso de ecobag. Em 2023, o grande diferencial é que convidaram a Plasticaria, que produz itens a partir do plástico pós-consumo, para estar presente no espaço. “Sempre buscamos parceiros nas localidades que atuamos e que estão usando a inovação como uma ferramenta de tornar a reciclagem mais presente. Em Salvador, o time da SOLOS tem atuado em conjunto com a Plasticaria para dar mais visibilidade a produtos criativos, como móveis e brinquedos, feitos de plástico reciclado”, explica Saville.