Cícera Nunes foi a primeira mulher empossada presidente da Fetape em 2018 e representará o Brasil no Chile. Foto: Ascom/Fetape
Cícera Nunes estará no Chile de 24 a 28 de abril para falar sobre participação cidadã na política durante o V Encontro Latinoamericano e do Caribe de Mulheres Rurais
A presidenta da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, é uma das mulheres rurais brasileiras convidadas a participar e representar o Brasil no V Encontro Latinoamericano e do Caribe de Mulheres Rurais (Enlac), que acontecerá de 24 a 28 de abril no Chile.
A presidenta da federação realizará uma fala no Fórum Temático de Participação Cidadã na Política no dia 26 de abril, durante o Eixo Temático de Participação Política de Mulheres Rurais, junto com mulheres de Colômbia, Equador e República Dominicana. Esse convite é um marco social para Cícera, que atua em defesa de pautas das mulheres rurais em Pernambuco e no Brasil.
A participação de Nunes acontece por convite da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, a Red Lac, com a proposta de ser uma das líderes brasileiras a lutar no encontro para que a ONU e a OEA declarem essa como a Década das Mulheres Rurais. A Red Lac já fez essa declaração desde o ano de 2022 e pretende realizar essa conquista agora de forma internacional.
“Estou muito honrada de ir ao Chile participar desse grande encontro de mulheres rurais, podendo levar um pouco da nossa experiência em Pernambuco e no Brasil. A Declaração da Década das Mulheres Rurais de forma internacional tem a capacidade de fortalecer a nossa luta por direitos e por políticas públicas para mulheres no campo, inclusive permitindo nos organizar de forma regional, a partir de nossas vivências e necessidades em comum”.
Presidenta trará agricultura familiar e mulheres na participação
Atualmente no Brasil, existem mais de 5 mil sindicatos que lutam por direitos da agricultura familiar, pela terra e por melhores condições de vida e trabalho no campo. Em sua participação, Cícera destacará a luta das mulheres para participar da vida sindical, visto que, até a década de 1980, as mulheres eram proibidas de se filiar aos sindicatos.
À frente dessa luta, estava a feminista e militante Vanete Almeida (in memoriam), que promoveu reuniões e mobilizações nas comunidades rurais de Pernambuco, além da construção da Marcha das Margaridas que acontece a cada quatro anos, em Brasília (DF), no mês de agosto. Esse ano, a marcha realizará a sétima edição com a perspectiva de contar com 100 mil mulheres do Brasil e América Latina rumo à Brasília em agosto.
Sobre Cícera Nunes
Sertaneja de Serra Talhada e assentada da reforma agrária, Cícera Nunes rompeu paradigmas ao se tornar a primeira mulher a presidir a Fetape, instituição com 60 anos, em 2018, sendo reeleita em 2022. Nos últimos 4 anos, tem atuado com ênfase na promoção da agricultura familiar agroecológica.