Segundo relatório, 71% dos líderes empresariais planejam renovar a jornada do cliente; CEO do market4u traz dicas para transformar experiências no segmento
De acordo com o relatório “CX Trends 2023”, desenvolvido pela Zendesk, o bem-estar e o sentimento do consumidor estão remodelando o Customer Experience (CX) e 71% dos líderes de empresas ao redor do mundo planejam renovar a jornada do cliente. Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, traz três dicas para inovar a jornada do cliente no segmento de honest market. Confira:
Ofereça mais que o óbvio
Segundo Córdova, é necessário propiciar abundante qualidade de experiência para o cliente, uma vez que este tem buscado por marcas que ofereçam muito mais do que apenas produtos. “Hoje, para quem atua no segmento varejista, viabilizar facilidade e conforto é um grande diferencial competitivo”, comenta.
Uma das soluções que o market4u desenvolveu para garantir o máximo de praticidade aos consumidores e oferecer produtos que vão além daqueles que se encontram em gôndolas de mercado foi dispor da funcionalidade “Receba no seu local” em seu aplicativo. Caracterizado como um e-marketplace de entrega a domicílio, o recurso reúne estabelecimentos parceiros que dispõem dos mais variados produtos, que vão desde perecíveis de açougue até serviços como lavagem automotiva.
Ouça o cliente e solucione o problema dele
Toda vez que inaugurava uma nova loja do market4u, a rede recebia inúmeros pedidos de consumidores finais que desejavam vender algum produto ou disponibilizar anúncio de serviços dentro da unidade. A situação era tão recorrente que a franquia investiu em mais um recurso para o aplicativo da rede, o “É Daqui”, que funciona como uma rede social do condomínio, na qual os moradores podem anunciar, comprar e contratar serviços e produtos de outras pessoas do condomínio.
De acordo com Córdova, a ferramenta é um grande exemplo de como inovar, com sucesso, a jornada do cliente dentro do honest market. “Para proporcionar boas experiências, é necessário realmente resolver os problemas do consumidor e não adianta as marcas saírem inventando recursos a torto e a direita. É preciso ouvir o cliente e entender a carência dele. Com muita frequência, a inovação pode ser algo simples”, explica.
Acompanhe as tendências de mercado
O relatório da Zendesk, citado anteriormente, também afirma que “os clientes ao redor do mundo querem experiências imersivas e não estão dispostos a esperar que as empresas descubram isso gradualmente”. Foi pensando nessa situação que o market4u, por exemplo, decidiu transformar os pontos de venda em pontos de relacionamento e experiência, os chamados PDX.
Para isso, a rede promove eventos nos condomínios que possuem unidade da franquia, aposta na degustação de produtos para pesquisa de satisfação e está implementando novos dispositivos para interação e divulgação de ações em parceria com a indústria e tecnologia de comando de voz.
Segundo Córdova, a inovação tem como forte pilar as tendências de mercado. “Para inovar a jornada do cliente, é fundamental estar por dentro das novidades do segmento, entender dos assuntos mais comentados no setor, estudar as falhas que existem e saber o que o consumidor busca”, finaliza o CEO.
Sobre o market4u
O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais. Hoje tem mais de 2.000 lojas espalhadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de atendentes. Além de ser utilizado no momento da compra, o app integra o ‘É Daqui’, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores. Outra ferramenta disponível no app, é o marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros na cidade, oferecendo produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva. Saiba mais por meio deste link.