ÉFOCOACONTECE

Missas e apresentações marcam Semana Santa no Colégio Salesiano Recife

A Semana Santa está chegando junto com a reflexão, esperança e renovação que a Páscoa carrega. Nesse período, a morte e a ressurreição de Jesus são relembradas, assim como o amor de Deus pela humanidade. No calendário cristão, a celebração começa no Domingo de Ramos (2) e vai até o domingo (9).

Os ritos pascais começaram com o Povo de Deus, na época em que era escravizado pelos egípcios, e foi libertado por Moisés. O Padre Eliano explica que hoje comemoramos de outra forma. “Com Jesus, nós celebramos outra Páscoa, que traz um novo significado por ser uma passagem da morte para a vida. Jesus é a porta de Deus para o homem livre do pecado, Ele é a nossa Páscoa”, afirma o Padre.

O Colégio Salesiano Recife busca incentivar a prática cristã e conscientizar os alunos sobre o significado da Páscoa. Durante a próxima semana, os estudantes vão realizar encenações no início do dia sobre a Paixão de Cristo, Lava Pés e Santa Ceia; e participar de missas nos horários regulares da instituição. Além disso, vão acontecer missas, abertas ao público, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Semana Santa

Seguindo o calendário católico, na Quinta-feira Santa é celebrada a chamada Missa de Lava-Pés. A Sexta-feira Santa é quando aconteceu a via sacra, o julgamento de Jesus. Para os cristãos, é um dia de silêncio, recolhimento e oração.

No Sábado de Aleluia, o silêncio segue até o momento em que se acende o fogo novo, e em algumas comunidades acontece o batismo de novos fiéis. “É o tempo de espera para a ressurreição, onde é cantado o ‘Aleluia’ e o ‘Glória’”, explica o padre Eliano.

No Domingo de Páscoa, é celebrada a ressurreição de Cristo. “É o ápice dessa semana, em que Jesus, o filho de Deus, vence a morte e abre para todos os homens e mulheres essa nova estrada que havia sido fechada por meio do pecado”, conclui.

Serviço:

Segunda-feira (3): Missa às 6h25 e 17h
Terça-feira (4): Missa às 6h25 e 17h | Ofício de Nossa Senhora das Dores às 18h
Quarta-feira (5): Missa às 6h25 e 19h | Terço da Misericórdia às 18h30
Quinta-feira (6): Missa às 17h | Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h30
Sexta-feira (7): Via Sacra nas ruas às 6h30 | Celebração da Paixão ao Senhor e procissão às 15h
Sábado (8): Liturgia das Horas às 7h | Vigília pascal às 19h

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *