ABCCRIM

Consumo exagerado de álcool interfere na dieta e pode trazer problemas de ordem nutricional 

Nutricionista alerta para os riscos e dá dicas de como encontrar o equilíbrio

O álcool é uma substância altamente consumida, especialmente no período de férias, mas que pode apresentar diversos riscos à saúde. Quem exagera na bebida pode comprometer a dieta ao consumir as chamadas “calorias vazias”, sem valor nutricional. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também traz problemas relacionados ao sobrepeso e obesidade, alteração na flora intestinal e dificuldade de absorção de nutrientes.

“O álcool favorece o acúmulo de gorduras no organismo, principalmente na região abdominal, interfere nas fibras musculares do tipo 2, associadas ao desenvolvimento de massa muscular, e causa indisposição no dia seguinte, interferindo nos treinos”,  explica a nutricionista credenciada ao Cartão Saúde São Gabriel, Dra. Sandra Lima.

Cerca de 55% da população brasileira tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) em 2022, que também apontou que 18,8% consome álcool de forma abusiva. A longo prazo, o consumo excessivo também pode causar cirrose hepática, alguns tipos de cânceres (como o câncer gástrico) e doenças cardiovasculares.

Para quem não consegue abrir mão da bebida alcoólica, o segredo está no equilíbrio. “É importante consumir sempre com moderação e de forma intercalada com água, hidratando-se bem”, alerta Lima. “Procure também fazer escolhas menos calóricas, sem adição de açúcares, além de dar preferência às bebidas destiladas ao invés das bebidas fermentadas”, orienta a nutricionista.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *