#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Procon inicia fiscalização em lojas de brinquedos no Recife

Nesta segunda (8) e terça (9) fiscais do Procon-PE vão circular em lojas de brinquedos localizadas no Recife e Região Metropolitana (RMR), com o intuito de verificar se os produtos infantis estão com informações de preços, selo do Inmetro e se os produtos importados têm informações em português, entre outras exigências. A ação acontece em face do Dia das Crianças, comemorado no próximo 12 de outubro.

De acordo com o Procon-PE, o consumidor deve seguir algumas orientações na hora de comprar brinquedos para os pequenos. Entre elas devem ser observadas a  procedência do produto e a faixa etária indicada para o uso do brinquedo, além do que a compra deve ser feita em mercado formal para garantir saúde e segurança da criança, assim como para resguardar os direitos enquanto consumidor, em caso de defeito no produto.

O Procon também recomenda que quem comprou o produto solicite que o vendedor o abra e verifique se está íntegro, sem quebra ou falta de peças, além da solicitação para que o brinquedo seja testado. 

Vale lembrar, ainda, que as regras aplicadas aos produtos nacionais também vale para os produtos importados e, nestes casos, o manual do produto deve trazer em português e em linguagem clara e precisa todas as informações, regras de montagem e modo de usar o produto, assim como a identificação do fabricante ou importador.

Fonte: Folha PE

Foto: Divulgação

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *