*Por Rafael Soares
Cada vez mais as empresas estão entendendo que um bom planejamento de marketing pode garantir o sucesso a médio e longo prazo de uma marca. A mídia Out of Home OOH (‘fora de casa’ em tradução do inglês), definida como conjunto de mensagens e ações publicitárias capazes de atingir o seu público fora de casa, é um meio de comunicação que vai além do tradicional. E o DOOH – Digital Out of Home, ou “fora de casa digital”, é uma variação do OOH que usa monitores digitais para exibição de anúncios. Por isso, esses espaços podem ter papel decisivo no processo de alavancagem e recuperação das vendas de produtos e serviços por meio das pessoas que circulam pelas ruas e estabelecimentos comerciais.
As telas são distribuídas em lugares estratégicos como shoppings, estações de metrô e trens, pontos de ônibus, aeroportos e caixas eletrônicos, ou seja, é para impactar pessoas em diversos pontos. Embora esse tipo de mídia pareça nova, as interações com as pessoas fora de casa fazem parte da comunicação há alguns anos por meio de cartazes e outdoors. A diferença agora é que, com o avanço tecnológico e a Internet das Coisas (IoT), que permite conectar equipamentos à internet, é possível criar uma tática de marketing que integre as novas mídias a uma estratégia bem maior. Para os anunciantes está o benefício de oferecer de forma mais rápida e precisa informações essenciais sobre o perfil dos consumidores, possibilitando a criação de anúncios personalizados para o público-alvo. Já para os consumidores, é possível permitir que iniciem o processo de compra em um canal e finalizem em outro sem interrupções que prejudiquem a jornada de compra.
O potencial desse mercado só tende a crescer de acordo com o Digital AdSpend Brasil, relatório elaborado pelo IAB Brasil, rede global que representa a publicidade digital em mais de 45 países, em parceria com a Kantar. Segundo o estudo, a publicidade digital registrou um crescimento de 12% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021 e o mercado movimentou cerca de R$ 14,7 bilhões. A Santa Carga, empresa do segmento de tecnologia que atua com totens de celular, ponto de Wi-Fi e veicula notícias e publicidade digital, confirmou o retorno positivo desse canal com dados que mostram que 88% das empresas que anunciaram em totens carregadores registraram um aumento na procura pelos seus produtos e serviços; nas regiões do interior, esse número saltou para 92%.
Sendo assim, combinar práticas de marketing digital com a OOH pode funcionar como um facilitador, pois a mídia gera demanda para as empresas que anunciam, alcançando pessoas durante seu trajeto nos espaços públicos. Por sua vez, essas novas tecnologias podem garantir resultados precisos, principalmente por conta do poder de dados estatísticos obtidos que possibilita insights sobre o comportamento do usuário, mensurar alcance, fazer o monitoramento em tempo real e estimular o engajamento nas redes sociais, além de trazer recursos como a segmentação de acordo com as estratégias e preferências do anunciante.
Podemos dizer que em 2023 a mídia OOH e DOOH estará pronta para continuar ocupando canais de marketing e abranger cada vez mais consumidores em movimento. O ditado “quem não é visto, não é lembrado”, nunca fez tanto sentido nos dias atuais.