#JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO

Comitiva do Jaboatão participa da Waste Expo Brasil, maior feira da América Latina voltada para a gestão de resíduos sólidos

Referência em coleta seletiva, Jaboatão é o único município nordestino que participa da Feira Internacional Waste Expo Brasil, que acontece de hoje a quinta (8 a 10), em São Paulo. Trata-se do maior e mais importante evento comercial da América Latina a abordar a gestão completa de resíduos sólidos, da coleta ao destino; das cooperativas de catadores aos concessionários na geração de energia através dos resíduos; da limpeza pública municipal e drenagem urbana a reciclagem.

A primeira-dama, Andrea Medeiros, comanda comitiva que conta com a secretária de Assistência Social, Mariana Inojosa, a chefe de núcleo Kelly Soares, sete diretores da Rede de Cooperativas Nova Esperança e um catador avulso. “Nosso trabalho no setor tem trazido uma grande transformação na vida dos catadores e tanto eles como nós precisamos estar atualizados sobre as novidades de gestão e tecnologia, para ampliarmos e qualificarmos cada vez mais um serviço tão relevante”, destaca Andrea Medeiros.
“Jaboatão é o único município nordestino com média de 2 a 3% de rejeitos”, observa Kelly. Com quatro cooperativas, 227 catadores cadastrados (entre cooperados e avulsos), só no último mês esses profissionais conseguiram comercializar 406 toneladas de resíduos. “Além de espaços e equipamentos adequados, veículos próprios, transporte (com um ônibus da Rede), duas refeições por dia, salário médio de R$ 2,2 mil e benefícios, os catadores descobriram que é possível garantir uma vida digna por meio da coleta de resíduos”.
O evento – que contou com o do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, na abertura – reúne as principais indústrias e entidades do setor de Limpeza Pública, Gestão de Resíduos e Tratamento de Efluentes no país, como a A ABETRE – Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes, a ABLP – Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *