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Escuela Emilia Lascar, do Chile, é a ganhadora do Prêmio Melhores Escolas do Mundo na categoria Inovação

  • Cinco escolas foram contempladas pelo Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prize): a Dunoon Grammar School, do Reino Unido, ganhou o Prêmio de Melhor Escola do Mundo por Colaboração Comunitária; a Bonuan Buquig National High School, nas Filipinas, o de Melhor Escola do Mundo por Ação Ambiental; o Projeto Abrigo Wakadogo, em Uganda, o de Melhor Escola do Mundo por Superação de Adversidades, e a Curie Metropolitan High School, nos Estados Unidos, o de Melhor Escola do Mundo na categoria Apoiando Vidas Saudáveis;
  • Criada pela T4 Education, o prêmio conta com o apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express;
  • Duas escolas brasileiras ficaram entre as finalistas: a EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, de Novo Hamburgo (RS), concorreu na categoria “Colaboração Comunitária”, e a EM Evandro Ferreira Dos Santos, de Cabrobó (PE), na categoria “Superação de Adversidades”.

São Paulo, outubro de 2022 – O Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prize), com cinco categorias – Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoiando Vidas Saudáveis – celebra escolas de todo o mundo pelo papel fundamental que exercem no desenvolvimento de uma nova geração de estudantes e pela enorme contribuição para o progresso da sociedade, especialmente em meio à pandemia de Covid-19.

A Escuela Emilia Lascar foi escolhida a Melhor Escola do Mundo na categoria Inovação (World’s Best School Prize for Innovation) entre três finalistas, que incluíam a N-High School, do Japão, e a Sekolah Kebangsaan Kempadang, da Malásia.

A Dunoon Grammar School, do Reino Unido, ganhou o Prêmio de Melhor Escola do Mundo por Colaboração Comunitária; a Bonuan Buquig National High School, nas Filipinas, ganhou o Prêmio de Melhor Escola do Mundo por Ação Ambiental; o Projeto Abrigo Wakadogo, em Uganda, ganhou o Prêmio de Melhor Escola do Mundo por Superação de Adversidades e a Curie Metropolitan High School, nos Estados Unidos, ganhou o Prêmio de Melhor Escola do Mundo na categoria Apoiando Vidas Saudáveis.

A premiação foi criada em 2022 pela T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture, American Express, Yayasan Hasanah e Templeton World Charity Foundation, para compartilhar as melhores práticas de escolas que estão transformando as vidas de seus estudantes e causando impacto em suas comunidades.

“Parabéns à Escuela Emilia Lascar pelo Prêmio Melhor Escola do Mundo na categoria Inovação. Já está na hora dos líderes mundiais pararem para prestar atenção em instituições como essa escola chilena fora de série”, diz Vikas Pota, fundador da T4 Education e do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prize). “Crianças vão continuar ficando para trás por causa da Covid-19, a menos que os governos tomem medidas urgentes para lidar com essa crise educacional. Um primeiro passo é buscar o conhecimento e a experiências dentro das escolas, porque elas estão na linha de frente da educação e entendem melhor do que ninguém como é a mudança que precisamos. Criamos o Prêmio Melhor Escola do Mundo para trazer à tona a expertise de escolas inovadoras de todo o planeta para que os líderes possam aprender com histórias incríveis”, completa Vikas Pota.

 

Sobre a escola do Chile

Os educadores da Escuela Emilia Lascar, uma escola pública em Peñaflor, no Chile, perceberam que poderiam superar os desafios trazidos pela pandemia usando o poder da televisão para convencer seus estudantes a focar nos estudos. Ao longo de seus 80 anos de história, a Escuela Emilia Lascar sempre atendeu crianças de classes sociais menos privilegiadas da educação infantil e do ensino fundamental. Atualmente, 91% dos mais de mil alunos da escola pública chilena vêm de famílias em situação de vulnerabilidade.

Por causa da grande quantidade de crianças e das dificuldades técnicas para oferecer aulas on-line, a Escuela Emilia Lascar usou a TV para chegar até os estudantes e lançou a “Emilia TV”, em abril de 2020. A programação busca ensinar diferentes questões que fazem parte da vida cotidiana como identidade de gênero e saúde mental. O conteúdo criado e publicado pela Emilia TV é resultado de uma colaboração entre estudantes, professores, pais e times de suporte técnico formados para ajudar no projeto.

A escola chilena vai usar os U$ 50 mil do prêmio para montar um estúdio onde os estudantes possam aprender mais sobre a mídia e criar seus próprios conteúdos de áudio e vídeo.

Os prêmios

Os ganhadores dos cinco Prêmios Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes) foram escolhidos por uma Academia Julgadora composta por líderes ilustres em todo o mundo, incluindo acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado, receberá os resultados da votação da assessoria pública e irá avaliar os finalistas com base em critérios rigorosos. Um dos jurados é o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, que, ao lado de outros especialistas renomados, decidirá quais escolas constroem “sociedades mais fortes”. Os juízes foram informados por uma consulta popular em que 50 mil pessoas de todo o mundo votaram em duas escolas favoritas.

O prêmio total de US$ 250 mil será dividido igualmente entre as vencedoras.

As escolas finalistas nas cinco categorias vão compartilhar suas experiências em kits de Transformação Escolar, que descrevem o segredo para práticas inovativas e instruções passo a passo sobre como outras escolas podem replicar os projetos para ajudar a melhorar a educação em todo o mundo. Esse material vai estar disponível no novo aplicativo T4 Communities, lançado na Semana Mundial de Educação.

No Brasil

Do Brasil, duas escolas ficaram entre as finalistas em duas categorias diferentes. São elas: a EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, de Novo Hamburgo (RS), na categoria “Colaboração Comunitária”, e a EM Evandro Ferreira Dos Santos, de Cabrobó (PE), na categoria “Superação de Adversidades”. As escolas brasileiras são coordenadas por educadoras que fazem parte da Associação Conectando Saberes, uma rede de apoio sem fins lucrativos que coloca professores no centro das discussões sobre a Educação Básica no Brasil.

A EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler tem como coordenadora pedagógica Joice Lamb, que implementou o modelo de gestão democrática, no qual alunos, familiares e funcionários participam de assembleias mensais para discutir temas e buscar soluções. Anualmente, é feita uma conferência com toda a escola para resolver as demandas maiores. “A voz de cada um é respeitada, o clima escolar melhorou e os resultados de aprendizagem também”, conta Joice.

Em Cabrobó (PE), a EM Evandro Ferreira dos Santos, tem à frente a gestora Elineide Alves. O projeto da escola, inscrito na premiação, tem como alvo a alfabetização das mães dos alunos. “Elas não conseguiam ajudar os filhos nas tarefas escolares”, diz Elineide. A gestão escolar organizou um projeto para que as mães aprendessem a ler e escrever.

 

Sobre a T4 Education

Acreditamos que todas as crianças têm direito a uma boa educação. Estamos construindo a maior comunidade de professores e escolas do mundo para atingir esse objetivo. Juntos. Nossas plataformas nas redes sociais oferecem oportunidades para que os educadores possam se comunicar, colaborar e dividir seus esforços para melhorar o aprendizado. Trabalhamos para amplificar as vozes dos professores, porque o mundo que queremos ver só será construído ouvindo aqueles no coração da educação.

https://t4.education/

https://twitter.com/T4EduC

https://www.facebook.com/groups/t4education/

https://www.linkedin.com/company/t4education/

 

Sobre a Conectando Saberes

Rede de apoio sem fins lucrativos formada por 900 profissionais de educação de todo o Brasil reunidos em 89 núcleos regionais, para fortalecer a profissão e construir em conjunto soluções para os desafios da escola pública. Desde 2015, funciona com encontros presenciais e virtuais e seus participantes compartilham aprendizados, angústias, obstáculos e vitórias com colegas. Em 2021, realizou a pesquisa Vozes Docentes com 8.700 respostas de professores de escolas municipais de 87 municípios que fazem parte da Rede Conectando Saberes, sobre prioridades e ações na educação de cada localidade. A Conectando Saberes tem apoio da Fundação Lemann.

 

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Analítica Comunicação

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Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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