Universidade latino-americana escolheu o Recife como sede para sua chegada ao Brasil
O desenvolvimento da tecnologia e sua maior inserção no cotidiano vem aumentando a busca das empresas por profissionais qualificados que possam atuar na área. Um levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que, até 2025, a demanda do setor brasileiro será de aproximadamente 800 mil profissionais.
Em Pernambuco, de acordo com o Porto Digital, a estimativa é que cerca de 3 mil vagas já estejam disponíveis no mercado de trabalho. No estado, o grande número de oportunidades tem fomentado o interesse pela área da tecnologia. Neste cenário, cursos como ciência da computação e engenharia de software são algumas das opções para quem deseja atuar no setor.
Além disso, a presença de um dos maiores polos tecnológicos do Brasil na capital pernambucana e a oferta de vagas em grandes empresas como Microsoft, Jalasoft e Meta também ajudam na expansão do interesse. Outro diferencial está na média salarial paga para profissionais de tecnologia. Segundo a Brasscom, a remuneração no setor é, em média, de R$ 5.204, número que representa quase três vezes a média nacional, R$ 1.809.
Atenta a esse momento, a Jala University, universidade latino-americana, escolheu o Recife como sede para sua chegada ao Brasil. Fundada em 2021, a instituição tem o propósito de impulsionar a indústria de software na América Latina e contribuir para o desenvolvimento da propriedade intelectual por meio da formação e capacitação de jovens na área de tecnologia.
Com sede nos Estados Unidos, a Jala University abrirá as primeiras turmas no Brasil em 2023. Para tal, a instituição está com seleção aberta para o curso de Engenharia de Software. No total, estão disponíveis 60 bolsas integrais para alunos de todo o país. Os jovens selecionados para o curso receberão um notebook de última geração para a realização da formação, que terá duração de quatro anos.
Após a formação, os alunos terão contratação garantida e deverão atuar como engenheiros de software da Jalasoft ou de empresas de pesquisa e desenvolvimento parceiras, recebendo remuneração em dólar. Além disso, durante o curso, os estudantes também terão aulas de inglês e um estágio garantido na área da indústria.
As vagas estão abertas para estudantes com idades entre 17 e 24 anos – ou menores de 17 anos, mas que estejam cursando o último ano do Ensino Médio. Para se candidatar, é necessário que o aluno realize o pré-cadastro no site da Fundación del Saber por meio do site: https://bit.ly/3ep4Fv8. A fundação promove a formação de profissionais qualificados através da introdução de talentos em universidades com ensino teórico-prático utilizado na indústria de software e é responsável pela captação de fundos para a viabilização das bolsas de estudos.