A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou parceria com o SESC para a realização da 6ª edição do Projeto Aldeia Yapoatan, que inicia nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 25 deste mês. A ação tem como objetivo fornecer espaço para mostras de artes, oficinas e atrações culturais. O projeto será realizado em todo o município, com ações no estacionamento da Casa da Cultura, Cine Teatro Samuel Campelo, Praça do Coreto, Sesc Piedade, Associação de Pescadores de Barra de Jangada, dentre outros. Estima-se a presença de 20 mil pessoas durante os nove dias de realização do evento.
A maior parte do evento é gratuita. Apenas nos espetáculos realizados no Teatro Samuel Campelo serão cobrados ingressos de R$ 10 inteira e meia-entrada (R$ 5), mas estudantes e professores de escolas públicas, artistas que estão no projeto têm acesso liberado. Os ingressos podem ser comprados uma hora antes do evento .
Nesta edição, o Projeto Aldeia Yapoatan conta com apresentações de Silvério Pessoa, Lua, Banda de Pau e Corda, Coco Serrote, Boi Sorrizo, Maracatu Aurora Africana, dentre outros, e homenageia Miró da Muribeca e o Mestre Saúba, dois grandes símbolos da cultura do Jaboatão dos Guararapes. Miró carregava o nome do bairro da Muribeca e levava em seus textos o entusiasmo periférico e da negritude, sendo reconhecido internacionalmente. Mestre Saúba é patrimônio vivo de Jaboatão, conhecido artesão de brinquedos populares como o mané gostoso e o rói-rói.
“As ações propostas pelo evento buscam criar um maior contato da população com a própria produção cultural local como o artesanato, gastronomia, moda e as manifestações culturais da tradição popular. Também acontecerão espetáculos de teatro, dança, música e exposição de arte nos nas áreas localizadas em pontos estratégicos do Jaboatão dos Guararapes”, comentou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Avelar.