Espaço conta com escritório modelo que oferece atendimento jurídico sem custos, além de uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação
Quem precisa dar andamento a uma ação judicial, mas não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado, pode contar com orientação e acompanhamento sem custos no escritório modelo do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Recife. O espaço, que funciona no bairro da Madalena, na Zona Oeste da capital, está iniciando os atendimentos presenciais para este semestre.
Segundo Aline Nicodemos, coordenadora do NPJ, os critérios para receber o atendimento são que a pessoa seja residente do Recife e não tenha condições financeiras para arcar com uma assistência jurídica. No escritório modelo, advogados, com o apoio de estudantes de direito da instituição de ensino superior, ajuízam ações envolvendo principalmente casos de Direito de Família e do Consumidor.
Segundo a coordenadora, também são realizadas consultas jurídicas gratuitas na área cível, trabalhista e penal. “O propósito do NPJ é garantir que mais pessoas tenham acesso à assistência jurídica de qualidade, ao mesmo tempo em que proporcionam aos alunos a vivência, na prática, do que aprendem na sala de aula”, completa.
Além disso, por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, no NPJ da Estácio Recife também funciona uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação. “Com isso, é possível buscar alternativas mais rápidas e eficazes para a solução de conflitos relacionados à área cível, podendo ser realizadas mediações envolvendo separação, divórcio, regulamentação de visita, guarda e alimentos”, destaca Aline Nicodemos.
O Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio Recife, localizado na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena, funciona nas terças e quartas-feiras das 12h30 às 17h; nas quintas-feiras das 13h às 18h e nas sextas-feiras das 8h às 13h e das 14h às 16h. O atendimento em outros horários deve ser agendado previamente, pelo telefone (81) 98235-7807.