#ÉFOCOÉNOTICIA

Justiça Britânica emite ordem de extradição para o ativista Julian Assange

Nesta quarta-feira (20), a Justiça britânica enviou o pedido de extradição do fundador do Wikileaks e ativista Julian Assange, para a ministra do interior Priti Patel. Atualmente com 50 anos, o australiano Assange pode pegar pena de 175 anos de prisão, caso seja extraditado.
Em março, a justiça negou à defesa de Assange o direito de recorrer ao pedido de extradição que agora só depende da assinatura da ministra Priti Patel para que ele seja enviado aos Estados Unidos.
A Justiça norte-americana busca extraditar o ativista para que ele seja julgado por 18 acusações de espionagem e também uma acusação de ter publicado documentos militares e diplomáticos confidenciais através do wikileaks.
Há dez anos atrás, com receio da extradição,Julian Assange entrou na embaixada equatoriana em Londres e pediu asilo político que foi concedido depois de dois meses. Assange ficou por sete anos na embaixada equatoriana, até ser preso pela polícia londrina. Hoje ele se encontra na penitenciária de segurança máxima em Belmarsh
A justiça dos Estados Unidos garante aos juízes britânicos,que se Assange for extraditado para ser processado ,seria elegível para cumprir pena de prisão nos EUA ou até mesmo na Austrália, seu país de origem. garantem ainda que ele não seria detido na maior prisão de segurança máxima americana.

Por: Andréa Araújo

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *