Vestibulandos devem ficar atentos aos prazos e documentos para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificado (SiSU). Com as candidaturas previstas para acontecer de 15 a 18 de fevereiro, com base nas edições anteriores que levam em consideração a data do resultado do Enem, marcada para 11 de fevereiro, há algumas questões importantes que devem ser observadas. No Recife, a Universidade Federal de Pernambuco já liberou informações.
Para quem está fazendo o vestibular pela primeira vez, o Sisu nada mais é do que uma plataforma online gratuita, gerenciada pelo governo federal, que permite às candidaturas nos cursos de interesse. Ou seja, é por meio dele que o aluno consegue ter acesso a uma universidade pública.
Tipos de vagas
Ao se cadastrar usando os mesmos dados de identificação do Enem 2021, é preciso acompanhar o quadro com os informes sobre os tipos de vagas. O gestor da área de ciências da natureza do Colégio Motivo, Antonio Lorena, explica como funciona essa etapa.
“No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas dos cursos oferecidos pelas universidades como: ampla concorrência ou cotista. Em geral, essa divisão ocorre reservando 50% para ambas modalidades. Caso o aluno opte por se inscrever como cotista, existem três tipos: alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e ações afirmativas, que são estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas”, esclareceu.
Nota de corte
Já com relação a nota de corte, é o número mínimo necessário para dar entrada no curso de interesse. Somente quem consegue alcançá-la ou até mesmo superá-la ao final das inscrições, passa a ter a aprovação garantida.
Lorena explica ainda que durante os dias de inscrição o vestibulando deve atualizar a plataforma para verificar sua posição.
“O aluno deve entrar todos os dias no sistema, verificar se de fato a opção de curso está selecionada corretamente e acompanhar a evolução das notas de corte no período de inscrição. Podemos perceber uma oscilação da nota de corte muito grande em alguns cursos. Estar atento a isso é de extrema importância, evitando assim futuras frustrações”.
Sisu UFPE 2022.1
-
Total de vagas: 6.972
-
Vagas para ampla concorrência: 3.480
-
Vagas para a Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas: 3.492
-
Cursos de graduação: 104
Matrículas em 2022
Após a liberação dos resultados, quem concorreu a vagas na modalidade ampla concorrência deve entregar a instituição de ensino os seguintes documentos:
-
Certificação de Conclusão do Ensino Médio emitida pela Secretaria Estadual de Educação ou órgão equivalente;
-
Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
-
Certidão de Nascimento ou Casamento;
-
Cédula de Identidade;
-
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
-
Comprovação de cumprimento das obrigações militares, para indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos;
-
Título de Eleitor e comprovantes de votação (ou Certidão de Quitação Eleitoral), para maiores de 18 anos;
-
Comprovante de residência;
-
Três retratos 3×4 recentes coloridos, sem carimbo;
-
Cartão de vacina atualizado;
-
Formulários de matrícula devidamente preenchidos e assinados, conforme modelo de Ficha de Matrícula e Requerimento de Matrícula.