Projeto busca incentivar a produção e o estudo das artes cênicas no estado. Plataforma Cena realiza edições virtuais desde junho
A Plataforma Cena, projeto nacional do Sesc, realiza edição pernambucana com o intuito de fomentar as artes cênicas em âmbito local. O artista Rapha Santacruz apresenta o vídeo desmontagem “Desinventando a RODA” e logo em seguida participa de debate aberto à interação do público pelo chat. A atividade é gratuita e acontece na próxima segunda-feira (20), das 15h às 17h, com transmissão no canal do Sesc Nacional, no Youtube.
A apresentação é livre para todos os públicos e não é necessário ter qualquer experiência em teatro para participar. No vídeo desmontagem, Rapha Santacruz compartilha o processo de criação do espetáculo RODA por meio da interseção com outras linguagens artísticas presentes no espetáculo: a construção dramatúrgica, os elementos cênicos, figurino, trilha sonora e todos os elementos da cena. A conversa em seguida parte da desmontagem cênica para refletir sobre os processos criativos dos espetáculos e o seu fazer artístico.
A Plataforma Cena tem acontecido de maneira totalmente remota desde julho com a realização de desmontagens cênicas, debates, oficinas e concepção de artigos pelos grupos artísticos. O projeto é promovido pelo Departamento Nacional do Sesc em parceria com os Departamentos Regionais dos diversos estados em que a instituição atua e tem o intuito de fomentar um espaço de diálogo e salvaguarda da memória das artes cênicas.
Sobre Rapha Santacruz – Natural de Caruaru (PE), Rapha Santacruz atua como mágico profissional há mais de vinte anos. Em 2011, se une à produtora Christianne Galdino e cria os espetáculos ABRACASABRA, HARU- a primavera do aprendiz, RODA, O MATUTO e FIGURAS MÁGICAS; inaugurando uma nova forma de colocar a arte mágica em cena, e expandindo a possibilidade de atuação dos ilusionistas. É idealizador, curador e diretor geral do Festival Internacional de Mágica-FIM. Desde 2017, ministra oficinas no projeto SESC Dramaturgias, em várias cidades brasileiras.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Vídeo desmontagem “Desinventando a RODA” e debate
Data: 20/09
Horário: das 15h às 17h
Transmissão no Youtube do Sesc Nacional
Classificação: Livre