#ÉFOCOÉNOTICIA

Três trabalhos acadêmicos de alunos da FITS são aprovados em congresso internacional

Três projetos de práticas de alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS)  serão apresentados, esta semana, em congresso internacional. Os trabalhos acadêmicos – que integram a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade Tiradentes (LASFC) – envolvem atividades realizadas durante a pandemia como a saúde mental, análise, projeções do período pós-pandêmico e vacinação. Também com ações educativas promovidas via redes digitais e divulgação do atendimento e serviços ao público LGBTQIA+, que acontece no ambulatório de Jaboatão dos Guararapes.

As iniciativas serão abordadas durante o Congresso Ibero-Americano de Medicina Familiar, que acontece pela primeira vez no Brasil. O evento virtual reúne trabalhos relevantes à comunidade médica, acadêmica e científica de países da América Latina e será realizado de quinta (19) a domingo (22), no Estado do Espírito Santo. O comitê do Congresso escolheu os trabalhos: “Formação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Família Tiradentes”, “Atuação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade durante a pandemia da Covid-19” e “Atuação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade no Ambulatório LGBT”.

Vivência

De acordo com a presidente da LASFC, Lívia Leandro, todos os projetos foram feitos a partir da vivência dos alunos com ações de extensão e práticas, sob orientação dos professores. “Os trabalhos foram elaborados em forma de artigo. Neles, abordamos nossas experiências, principalmente durante a pandemia do coronavírus. Também são relatadas as atividades que fizemos para continuar a Liga, mesmo de modo virtual”, disse. Criada em 4 de outubro de 2019, a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade tem por objetivo fortalecer a Atenção Básica e ampliação das experiências e vivências da Unidade de Saúde. Ela é formada por alunos de Medicina da FITS de diferentes períodos.

Por: Tony Duda

Foto: Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *