Três projetos de práticas de alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS) serão apresentados, esta semana, em congresso internacional. Os trabalhos acadêmicos – que integram a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Faculdade Tiradentes (LASFC) – envolvem atividades realizadas durante a pandemia como a saúde mental, análise, projeções do período pós-pandêmico e vacinação. Também com ações educativas promovidas via redes digitais e divulgação do atendimento e serviços ao público LGBTQIA+, que acontece no ambulatório de Jaboatão dos Guararapes.
As iniciativas serão abordadas durante o Congresso Ibero-Americano de Medicina Familiar, que acontece pela primeira vez no Brasil. O evento virtual reúne trabalhos relevantes à comunidade médica, acadêmica e científica de países da América Latina e será realizado de quinta (19) a domingo (22), no Estado do Espírito Santo. O comitê do Congresso escolheu os trabalhos: “Formação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Família Tiradentes”, “Atuação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade durante a pandemia da Covid-19” e “Atuação da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade no Ambulatório LGBT”.
Vivência
De acordo com a presidente da LASFC, Lívia Leandro, todos os projetos foram feitos a partir da vivência dos alunos com ações de extensão e práticas, sob orientação dos professores. “Os trabalhos foram elaborados em forma de artigo. Neles, abordamos nossas experiências, principalmente durante a pandemia do coronavírus. Também são relatadas as atividades que fizemos para continuar a Liga, mesmo de modo virtual”, disse. Criada em 4 de outubro de 2019, a Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade tem por objetivo fortalecer a Atenção Básica e ampliação das experiências e vivências da Unidade de Saúde. Ela é formada por alunos de Medicina da FITS de diferentes períodos.
Por: Tony Duda
Foto: Divulgação