O surpreendente mercado de beleza cresce no Brasil durante a pandemia e promete muitas surpresas para o Brasil neste 2021, tanto para as grandes marcas de cuidados pessoais, higiene, cosméticos e perfumaria quanto para as empresas mais segmentadas dessa indústria. Dentro do processo de ascensão desse setor temos conjuntamente a transformação nos hábitos do consumidor, como demonstrado pelo Euromonitor International. De acordo com o levantamento do provedor de pesquisa de mercado, houve crescimento entre 2013 e 2018 de 24,5% em valor de vendas no varejo em reais, mesmo tendo ocorrido uma queda de 0,3% entre 2014 e 2015. Por isso, as expectativas do setor são as melhores possíveis com previsão do Euromonitor International de um aumento de 20,6% para até 2023. “Com a pandemia vieram as restrições, o medo, a apreensão e a desconfiança. Porém, as pessoas perceberam que precisavam investir em si mesmas e, com isso, surgiram diversas alternativas como manter uma rotina dentro de casa, ou contar com o suporte de profissionais e serviços preparados para atendimento com os protocolos de segurança”, comenta a empresária Bruna Miranda, que atua diretamente junto ao mercado de estética e beleza.
Este prolífico cenário transforma o Brasil no quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas de países como Estados Unidos, China e Japão, a partir de dados apurados em um relatório de 2019, relativos a 2018. Entram nessa perspectiva do setor de HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) desde produtos de necessidade básica, como desodorantes, absorventes, sabonetes e shampoos, até cosméticos de tratamento, produtos para cabelo, perfumaria, entre outros. E para quem acredita que na pandemia houve uma redução dos gastos pessoais, pode acreditar que kits de cuidado e prevenção à Covid-19 ganharam ênfase e geraram índices positivos para o mercado com alta de 808% para o álcool em gel, seguido pelos lenços de papel (77%), toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%). “Estamos vivendo, mais do que nunca, um momento em que devemos priorizar a saúde e o bem estar. E, como especialistas e pesquisas comprovam, o autocuidado e a autoimagem estão diretamente ligados à autoestima e também da percepção da qualidade de vida”, esclarece a empresária, que comanda a partir deste sábado (17) o 1º Outlet da Beleza (http://hairnor.com.br/outletdabeleza/), em Pernambuco.
Pensando nessa demanda reprimida do setor que, ao longo desse duro momento no mundo, precisava se reorganizar para mostrar sua força, apostou na criação da primeira iniciativa voltada a toda cadeia produtiva (profissionais da beleza, donos de salões de beleza e barbearias, distribuidores e donos de pequenas indústrias), que poderão se conhecer, ficar por dentro de destaques e inovações do mercado e estabelecer contatos que gerem negócios in loco ou posteriormente. “Queremos fazer deste evento, que esperamos que seja o primeiro de muitos, uma oportunidade de reencontro e um ambiente bem sucedido, que proporcione grandes negócios para todos aqueles que movimentam o mercado, aproveitando todo o comprovado Know-how de vinte anos na área”, diz Miranda.
Para o 1º Outlet da Beleza, que terá sua primeira edição deste sábado 17 até a quarta (dia 21 de julho), no piso L3 do Riomar Shopping, no Pina, a empresa promotora (que também é responsável pela Hairnor – está montando um espaço com área total no centro de compras de 1.500 m2 com 50 áreas para ocupação de 9 m2 numa estrutura fechada e ainda um auditório. São vários os diferenciais do evento que congregará cerca de 50 expositores, rodada virtual de negócios, caravanas e muitas perspectivas neste forte setor, que cresce progressivamente, independente do atual cenário e movimentar o setor no estado. Desta forma, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas nos cinco dias de evento, durante o horário de funcionamento do shopping em Pernambuco, congregando mais de 50 marcas participantes. A proposta é desenvolver uma ambiência específica que envolverá diversas atividades adicionais a partir do apoio do SinBeleza Pernambuco e com parceria do Sebrae-PE, que subsidiará 60% do valor para a participação de 25 empresas participantes e movimentará uma agenda específica na feira. “Buscamos parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco para fazer deste evento, que esperamos que seja o primeiro de muitos, uma oportunidade de reencontro e um ambiente bem sucedido, que proporcione grandes negócios para todos aqueles que movimentam o mercado, aproveitando todo o comprovado Know-how de vinte anos na área”, destaca Bruna.
Para isso, a empresa promotora está montando um espaço com área total no centro de compras de 1.500 m2 com 50 áreas para ocupação de 9 m2 numa estrutura fechada e ainda um auditório. Sendo assim, com a parceria do Sebrae-PE, serão realizadas conversas com embaixadores da beleza, entre vários e expressivos representantes da classe, que poderão compartilhar suas histórias e dividir um pouco do seu conhecimento de mercado. Além disso, representantes e revendedores terão o espaço de pitchs empresariais, em que poderão apresentar e realizar divulgação técnica de seus produtos e soluções para o setor. A ideia do espaço no Outlet do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco é também contribuir para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva da beleza em Pernambuco, através de informações, experiências de negócios e metodologia apropriada para encontros empresariais (Peer to Peer Mentoring), que serão aplicadas na programação de conteúdo.
“Queremos que os clientes já tratem com o expositor diretamente no balcão, seguindo todos os protocolos de feira de negócios no estado de Pernambuco, que atualmente se equiparam aos protocolos aplicados a shopping centers. Então, todas as medidas que as lojas dos centros de compras estão tendo, precisam ser seguidas também pelos expositores. Ou seja, precisa-se disponibilizar álcool em gel, manter distanciamento mínimo e estar atento a todos os cuidados recomendados”, enfatiza a empresária. E, em virtude disso, o 1º Outlet da Beleza já nasce com diversas surpresas e promete um mundo totalmente novo e real para quem busca novidades nesses cinco dias de evento, de sábado (17) a quarta (21), funcionando das 10h às 22h de segunda a sexta, das 10h às 21h aos sábados e das 12h às 21h aos domingos. Informações sobre a feira pelo número (81) 3467-6572 ou pelo e-mail outletdabeleza@hairnor.com.br. Novidades também podem ser acompanhadas pelo Instagram (https://www.instagram.com/hairnor/ ou @hairnor). E, para quem deseja se inscrever ou cadastrar sua Caravana, basta acessar o link https://www.even3.com.br/outletdabeleza/.
SERVIÇO:
Iª EDIÇÃO DO OUTLET DA BELEZA
Data: 17, 18, 19, 20 E 21 de julho.
Local: Shopping RioMar Recife (Avenida República do Líbano, 251, Pina)