O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa, informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima e com esses dados eles podem abrir contas correntes, ter acesso a compra em cartões de crédito, contrair empréstimos.
A dica para se livrar desse golpe é jamais em hipótese nenhuma passar quaisquer informações pessoas ou financeiras através dessas ligações. Deve-se entrar em contato direto com o banco ou empresa somente pelo telefone oficial do serviço de assistência ao cliente.
GOLPE DO FALSO MOTOBOY. O golpe começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa que se passa por funcionário de um banco dizendo que o cartão foi clonado. A pessoa é orientada a cortar o cartão ao meio e o falso funcionário pede que a senha seja digitada no telefone, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para uma perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.
A dica para se livrar desse golpe é nunca entregar seu cartão a quem quer que seja e nem passar informações deles principalmente senhas e numeração por telefone. Banco nenhum pede senha ou manda buscar o cartão na residência da pessoa.
CLONAGEM DO WHATSAPP PARA SOLICITAR DINHEIRO SE PASSANDO PELA VÍTIMA. Aplicativos de comunicação, especialmente o WhatsApp, tornaram-se os principais canais para aplicar esses golpes. Usuários receberam mensagens com promessas de prêmios com links que levavam a sites falsos destinados a roubar informações da vítima.
A dica para se livrar desse golpe é jamais passar o seu código de ativação do whatsapp para ninguém – ele é um recurso que só serve para confirmar a instalação do aplicativo e evitar acessar qualquer link enviado por desconhecidos para o seu whatsapp. É mais seguro ir direto ao site da empresa ou loja. Outra dica é se receber alguma mensagem de algum parente pedindo dinheiro é aconselhável fazer uma chamada de vídeo ou ligar para ele com o objetivo de se certificar que é mesmo a pessoa da família.
Quem tiver sido vítima de algum desses golpes deve fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência ou um boletim virtual no site (https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/).