Direto de Brasília-DF.
Hoje é aniversário de nascimento de José Bento Renato Monteiro Lobato, o escritor brasileiro consagrado pelo sobrenome, MONTEIRO LOBATO.
O que talvez poucos brasileiros saibam e valorizem é que antes de Harry Potter, a série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling, e de “Crepúsculo”, a série sobre vampiros composta de cinco livros, escrita por Stephenie Meyer, houve Monteiro Lobato, o escritor brasileiro que escreveu uma das séries de literatura fantástica mais criativas do mundo. O “Sítio do Picapau Amarelo” é composta de 23 volumes escritos entre 1920 e 1947 encantaram gerações de leitores e entre 1977-1986 e 2001-2007 legiões de telespectadores.
Pedrinho, Narizinho, Cuca, Saci Pererê, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó, Tia Anastácia, são personagens de aventuras inesquecíveis que saem do Sítio do Picapau Amarelo e passam pela Terra do Nunca, abordando a mitologia grega e pelo Reino das Águas Claras, o mundo subaquático, e por fim, pelo espaço exterior, tema que o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, também exploraria em 1943, no livro “O pequeno príncipe”.
Nós, brasileiros, temos o hábito de cultivar políticos e homenagear “bons bandidos”, na mesma proporção em que esquecemos quem não devia ser esquecido. Monteiro Lobato, mesmo com todos os seus defeitos, não pode, não deve nem merece ser esquecido. Salve, o 18 de abril!!!
FRASES DE MONTEIRO LOBATO SOBRE OS LIVROS E A LEITURA:
“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
“A leitura deve ser vista não como um amontoar de informações, mas como uma atitude que exercita o pensamento e propicia autonomia do conhecimento.“
“Um país se faz com homens e livros.“
“Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena – e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo.“
SOBRE IMPORTÂNCIA DAS IDEIAS E DOS SONHOS;
“Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.“
“Nunca no mundo uma bala matou uma ideia.“
Fonte: https://citacoes.in/autores/monteiro-lobato/