Com a retomada da rotina das crianças de ir às aulas presenciais, e de outras atividades fora de casa, tem contribuído para o crescimento do número de casos de infecções entre os pequenos. Para evitar o contágio do vírus, entre as recomendações está o uso obrigatório de máscaras, lavar sempre as mãos e mantê-las higienizadas. Devido aos riscos de sufocação, algumas faixas de idade infantil estão dispensadas para o uso da máscara. Há casos especiais. Mas, quanto às crianças, como os pais podem incentivar o uso de forma lúcida e segura?
É importante reforçar que, ainda neste mês de março, Pernambuco registrou 84% de ocupação dos leitos de UTI para crianças com sintomas do Covid-19.
Quatro profissionais de saúde que lidam diariamente com crianças, estão reforçando a necessidade do uso de máscaras com os pequenos. Entendendo a importância de educar, de forma lúdica, as especialistas têm direcionado parte dos seus atendimentos para orientar os pacientes infantis, quanto a utilização do acessório facial. A iniciativa tem ajudado os responsáveis dos menores no uso do objeto de proteção.
Outros pontos que podem ser trabalhados nesta pauta:
– Qual a forma segura do uso das máscaras em crianças?
– A partir de qual idade é recomendado o uso da máscara no público infantil?
– Quais os cuidados para as crianças que já usam máscaras?
– Como os pais ou responsáveis devem agir se a criança tiver medo de usar a máscara facial?
– Como os pais podem incentivar as crianças no uso da máscara?