Fofos, delicados e cheios de amor, esses aconchegantes polvinhos confeccionados à mão, em crochê, podem fazer com que os bebês prematuros se sintam mais seguros e confortáveis.
Pesquisadores na Dinamarca descobriram que quando colocados próximos aos bebês prematuros nas suas incubadoras, os amigurumis de crochê em formato de polvinhos faziam com que eles se sentissem mais seguros, respirassem melhor, obtivessem níveis mais altos de oxigenação no sangue e batimentos cardíacos mais regulares. Além disso, observou-se também que os bebês que dividiam a incubadora com o amiguinho polvinho, ficavam mais tranquilos e tinham menos chance de retirar os equipamentos como tubos e monitores.
Isso acontece por que a superfície dos polvinhos (confeccionados em linha 100% algodão, atóxica e macia) é comparada ao útero materno e os tentáculos lembram aos bebês o cordão umbilical, trazendo para eles a sensação do ambiente seguro e confortável da barriga da mamãe.
É incrível e lindo como um brinquedo tão simples pode contribuir para a saúde dos bebês, porém é importante lembrar que, o uso dos polvos de crochê não diminui nem exclui a importância do método canguru, nem da presença dos pais na UTI. Os brinquedinhos são apenas uma forma lúdica de contribuir com essas práticas já consagradas na busca pelo desenvolvimento, pelo bem estar e pela plena recuperação da saúde de nossos pequeninos.
E importante lembrar também que para os bebês prematuros é necessário a esterilização hospitalar dos polvinhos antes da sua utilização e, para os bebês recém nascidos em geral, é necessário a higienização dos bichinhos lavando com água, sabão neutro e aplicação de álcool a 70%, depois disso é deixar os pequeninos abraçadinhos com os seus polvos amiguinhos.
Você encontra essas e muitas outras fofuras na Loja Vida Q Vem.
Clique Aqui ou na imagem abaixo para acessar 😉