No mês em que se celebra o Janeiro Branco, campanha que tem como objetivo promover a conscientização acerca da importância dos cuidados com a saúde emocional, o serviço de teleatendimento psicológico gratuito ofertado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ultrapassa a marca de 2.500 acolhimentos à população. A ação é voltada para pessoas que estão sofrendo com crise de ansiedade, depressão e outros problemas relacionados ao distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as principais queixas até o momento são de pessoas que temem a contaminação pelo coronavírus, distúrbios de sono e apetite, dificuldades de concentração, preocupações financeiras, crises conjugais, medo de perder entes queridos, luto e ideações suicidas.
Um dos maiores ganhos do teleatendimento foi evitar a circulação desnecessária de pessoas e, ao mesmo tempo, garantir acolhimento psicológico de qualidade para os jaboatonenses. O serviço respeita o princípio preconizado pelo SUS, que é a universalização do atendimento, ou seja, a garantia de que todos os cidadãos, sem qualquer tipo de discriminação, tenham direito aos acessos às ações e aos serviços de saúde.
O teleatendimento psicológico da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os interessados devem procurar a central de atendimento por meio do telefone (81) 99937-3569, e informar se prefere realizar a sessão por meio de uma ligação direta ou videochamada, podendo serem utilizados aplicativos como o WhatsApp ou Skype.
Fonte: Imprensa Prefeitura de Jaboatão
Foto: Chico Bezerra