Sidelcy Ludovico

Moda feminina e masculina: do surgimento às semanas de moda

A moda é fenômeno social que carrega séculos e séculos de história e transformações, mas para alguns a noção por nós conhecida atualmente no ocidente de moda surge no final da Idade Média quando ocorre a diferenciação dos trajes femininos e masculinos, até então usados sem qualquer distinção, e o vestuário feminino passa a ser composto basicamente por vestido e o masculino por camisa, casaco, meia e pelos calções.

Claro que inicialmente as roupas masculinas ocidentais sofreram muitas influências com elementos ligados aos bárbaros e à indumentária militar, como braçadeiras, couraças e peitorais, contudo, a peça mais utilizada por homens e mulheres até a Idade Média era a túnica. Todavia, com o passar do tempo surgiram outras peças para o vestuário masculino, como as meias, antecessoras da calça, fazendo com que os trajes masculinos e femininos se diferenciassem profundamente por um longo período na história.

Esse não é, contudo, o único motivo para o surgimento da moda. É que no final da Idade Média acontece um intenso desenvolvimento das cidades provocando a distinção econômica entre os indivíduos surgindo as classes sociais cada uma com o seu uniforme característico, ou seja, um traje específico que as identificavam.

Nessa época também os alfaiates, comerciantes, ourives, carpinteiros e demais trabalhadores possuíam trajes que identificavam suas profissões quase como uniformes como temos hoje com os profissionais da saúde que usam jalecos brancos, advogados que usam ternos e gravatas etc.

Assim, a moda e o luxo nesse período não estavam destinados a ostentar riqueza material como verifica-se em nossos dias, em que o luxo está atrelado ao consumo de marcas e objetos de alto custo, mas tinham por finalidade estabelecer a hierarquia social que o indivíduo ocupava, ou seja, marcava posição social.

Mas o que afinal é luxo? Pedro Henrique de Carvalho Oliveira esclarece resumidamente que o luxo não refere-se apenas a objetos e ao seu valor, mas engloba outros elementos como o modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e o gosto pela ostentação e prazer.

Por outro lado, devido ao enriquecimento dos comerciantes e ao seu desejo por produtos de melhor qualidade determinados bens considerados de luxo à época tornaram-se acessíveis a indivíduos que não pertenciam à nobreza ou à realeza. Ademais, os comerciantes começaram a imitar as peças usadas por nobres e por membros da realeza e essa imitação não era bem vista ensejando a criação na região da Borgonha, hoje parte da França, das chamadas leis suntuárias.

E porque a moda configura-se tema tão importante a ponto de merecer lei para discipliná-la? Ora porque a moda possui importância econômica, além das funções de pudor e encobrimento, impudor e atração, proteção, adorno, comunicação, expressão individual, importância social, definição do papel social, símbolo político, condição mágico-religiosa, ritos sociais e lazer.

As leis suntuárias limitam a liberdade das pessoas de se vestirem e a moda torna-se privilégio para poucos indivíduos. A realeza e os nobres tornam-se responsáveis por lançarem as novidades do vestuário e influenciarem as demais classes que os imitam por meio de produtos semelhantes.

Vê-se que em um primeiro momento a moda surge com a necessidade de diferenciação entre os sexos, feminino e masculino, mas posteriormente tem-se a diferenciação entre as classes sociais.

Houve muitas transformações no vestuário de cada século até que no século XVIII, mais precisamente no ano de 1868, Charles Frederick Worth, considerado o pai da alta costura, fundou a Chambre Syndicale de La Confection et de La Couture pour Dames et Fillettes com o objetivo de impedir que houvesse cópia dos estilos exclusivos criados pelos estilistas da alta costura da França.

Essa entidade foi posteriormente denominada de Fédération Française de La Couture, Du Prêt-à-Porter des Couturiers et des Créateurs de Mode ou Federação da Alta-Costura e da Moda da França, tornando-se o órgão responsável pelo calendário da Semana de Moda de Paris, além da promoção de estratégias de crescimento, proteção e formação para o setor de moda.

Assim, a Federação da Alta-Costura e da Moda da França possui o objetivo de promover o crescimento da indústria da moda parisiense e francesa bem como promover e divulgar Paris como a capital mundial do design de moda, além de preservar seu património, a história e o estilo francês.

Após a criação da Federação da Alta-Costura e da Moda da França novas alterações surgiram no vestuário não por mero capricho ou acaso, mas em virtude de transformações sociais, políticas e econômicas que afetaram a vida da sociedade como a primeira e a segunda guerra mundial.

Até que em 1959 a moda sofre uma nova revolução, que para muitos a tornaria mais democrática, revolução essa atribuída a criação do prêt-à-porter pelo falecido designer Pierre Cardin que apresentou a primeira coleção no magazine Le Printemps, em Paris, sendo por isso expulso do Chambre Syndicale de la Haute Couture.

A criação do prêt-à-porter, todavia, não provocou como alguns temiam a extinção da Federação da Alta-Costura e da Moda da França, que atualmente compõe-se do Sindicato da Alta Costura, do Sindicato do Prêt-à-Porter e do Sindicato da Moda Masculina.

Nos dias atuais a Federação da Alta-Costura e da Moda da França trabalha em parceria com a organização de Milão, cidade italiana que nos últimos anos consolidou-se como referência na moda prêt-à-porter e no design industrial, para estabelecer uma programação coerente entre as semanas de moda europeias.

Além disso, a Federação da Alta-Costura e da Moda da França estabelece os calendários oficiais dos desfiles de moda para alta-costura ou haute couture e pronto-a-vestir, prêt-à-porter ou ready to wear masculino e feminino.

As quatro maiores semanas de moda, ou “Big 4”, são a Paris Fashion Week, a Milão Fashion Week, a New York Fashion Week, a Londres Fashion Week, e a programação anual dos desfiles de moda começam por Nova York, seguida por Londres, Milão finalizando em Paris.

As semanas de moda acontecem semestralmente, de acordo com o calendário oficial, em janeiro e julho ocorrem os desfiles de alta-costura e os desfiles de moda masculina, e em março e outubro acontece os desfiles de moda pronto-a-vestir ou prêt-à-porter feminino, divulgando assim ao público e a imprensa as coleções Primavera/Verão e Outono/Inverno.

Este ano o Paris Fashion Week acontecerá entre 19 e 24 de janeiro, logo após o Milão Fashion Week que tem data prevista entre os dias 15 a 19 de janeiro.

O São Paulo Fashion Week (SPFW), fundado em 1995 pelo produtor de eventos Paulo Borges e pela empresária Cristiana Arcangeli, dona da marca de cosméticos Phytoervas, constitui-se na quinta maior semana de moda do mundo configurando-se no maior evento de moda do nosso país e o mais importante da América Latina.

Segundo os organizadores das feiras de moda o lucro dos desfiles era oriundo dos fabricantes e varejistas que pagavam para assistirem aos desfiles em busca de inspiração para criarem suas próprias coleções situação profundamente alterada com o distanciamento social imposto pelo coronavírus, haja vista que tais eventos tem sido realizados de forma online.

 

 

 

 

 

 

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Imperatriz das Imperatrizes

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