A Fecomércio-PE deu início, nesta terça-feira (20), ao 1º Debate com Prefeituráveis de Olinda para as eleições de 2020. Os sabatinados nesta primeira rodada foram os candidatos Marcos Freire Júnior (Rede), Armando Sérgio (Avante) e Celso Muniz (MDB), que responderam a perguntas feitas pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, e o presidente do Sindnorte, Milton Tavares de Melo. O mediador do debate foi o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.
Abrindo as discussões sobre o pleito eleitoral em Olinda, Marcos Freire Júnior (Rede) refletiu sobre a necessidade de uma cidade mais sustentável. “Nosso foco é em um desenvolvimento sustentável, com planejamento, execução e uma participação dos empresários e da sociedade civil. Pensaremos juntos a Olinda para o futuro”, revelou. Ao ser indagado sobre o crescimento sustentável planejado para o município, Freire citou a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O candidato ainda sinalizou o interesse na expansão do turismo criativo e na criação de um polo digital para a cidade.
O segundo sabatinado no dia, Armando Sérgio (AVANTE), ressaltou seu plano de governo, com uma auditoria, logo no início do mandado, para analisar os gastos das antigas gestões. “A proposta é fazer a sangria da corrupção no município”, explica o candidato. Abordando o turismo em Olinda, o postulante apresentou a proposta em um calendário permanente de eventos, ampliando as festividades na cidade e investindo no calendário cristão da região. A parceria com o Sistema S é uma proposta de Armando Sérgio para alavancar a economia do município.
Encerrando o dia de debates, o candidato do MDB, Celso Muniz, apresentou os dois pilares no seu plano de governo: desenvolvimento econômico e gestão pública, com receita administrativa, controladoria e subprefeituras. “A gestão passada não conseguiu identificar qual atividade que o município tem a oferecer. O prefeito de Olinda precisa definir o que fazer para atrair turismo, emprego e renda. Se não for assim, não adianta”, comenta Muniz. A primeira ação do seu mandato será “arrumar a casa”, para enxugar os gastos e conseguir sobras na verba pública. O candidato mostrou o interesse em “levar parte” do Porto Digital para Olinda.
DEBATES COM PREFEITURÁVEIS – Os debates com os candidatos ao pleito eleitoral de Olinda seguem nesta quarta-feira (21), com a participação de Guto Santa Cruz (PDT), João Paulo (PCdoB), Jorge Federal (PSL) e Professor Lupércio (Solidariedade). A sabatina com os prefeituráveis de Jaboatão dos Guararapes acontece na quinta-feira (22) e sexta-feira (23). A iniciativa tem caráter propositivo, ou seja, o objetivo é apresentar os planos de cada candidato para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, planejamento urbano, mobilidade e outros setores produtivos do município. O critério utilizado para escolha dos candidatos sabatinados é a representatividade do partido no Congresso Nacional. As discussões são transmitidas pelo canal da Fecomércio-PE no YouTube.
Debate com Prefeituráveis de Olinda e Jaboatão dos Guararapes
21 a 23 de outubro de 2020
Local: Youtube da Fecomércio-PE
1º Debate com Prefeituráveis de Olinda
21/10 – 15h – Guto Santa Cruz (PDT)
21/10 – 17h – João Paulo (PCdoB)
21/10 – 19h – Jorge Federal (PSL)
21/10 – 20h – Professor Lupércio (Solidariedade)
1º Debate com Prefeituráveis de Jaboatão dos Guararapes
22/10 – 15h – Arnaldo Delmondes (PCdoB)
22/10 – 19h – Anderson Ferreira (PL)
23/10 – 15h – Maíra Vilar (PDT)
23/10 – 17h – Belarmino Silva (Avante)
23/10 – 19h – Daniel Alves (MDB)
Fonte: Dupla Comunicação
Foto: Divulgação