Após um ano da construção do Bagwall para controle da erosão flúvio-marinha em frente ao Loteamento Rio Mar, a praia começou a se recuperar, deslocando a desembocadura do rio Sauaçuhy na direção de sua foz.
O rio Sauaçuhy fica no limite dos municípios de Maceió e Paripueira. Na foz do lado esquerdo do rio, no município de Paripueira, vem ocorrendo forte processo erosivo nos últimos dez anos. O processo erosivo instalado é conhecido pelo efeito molhe hidráulico muito comum na foz de rios. O papel da deriva litorânea de sedimentos na construção das planícies costeiras, mostram a interação entre o fluxo fluvial e a deriva litorânea que se processa de duas maneiras: O efeito molhe e a migração da desembocadura.
A imagem aérea de junho/2020, comprova os efeitos da migração da desembocadura do rio Sauaçuhy e a eficácia do Bagwall na contenção da erosão flúvio-marinha protegendo o patrimônio edificado. Foto: Autoral
Recebemos a contribuição do nosso colega engenheiro e empresário Ricardo Malta, o vídeo abaixo após a última ressaca do dia 18/09/2020.Confira o resultado positivo obtido com a proteção costeira com uso do dissipador de energia Bagwall, recuperando a praia em frente o Loteamento Rio Mar.
Confira no vídeo abaixo.
Filmagem da recuperação da praia em frente a estrutura do Bagwall no Loteamento Rio Mar, Paripueira/AL
Imagem: Ricardo Malta
Marco Lyra