Desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, o Procon do Jaboatão dos Guararapes já registrou mais de 10 mil atendimentos pelos diversos canais oferecidos pelo órgão de Defesa ao Consumidor. O dado revela uma disparidade entre os números de atendimentos realizados por outros municípios do Estado de Pernambuco: é mais que o dobro do número de demandas do segundo colocado, e mais de dez vezes superior ao terceiro.
Das consultas registradas pelo órgão municipal, a maior parte se refere a pedidos de orientações, conflitos com fornecedores, dúvidas sobre a mensalidade de colégios durante a pandemia e denúncias de preços abusivos. Mesmo em um ano atípico, durante todo o período de paralisação presencial, o órgão atendeu por meio do sistema de reclamações online, o que facilitou a comunicação com os consumidores.
Para o gestor público, a acessibilidade do órgão dá-se pelas diversas ferramentas e inovações que têm sido feitas desde o início da gestão do prefeito Anderson Ferreira. Rangel ressalta que, diferente do Procon do Jaboatão, nenhum Procon de Pernambuco tem uma ferramenta online própria.
“Nosso atendimento online facilita o diálogo entre o consumidor e o órgão público. A gestão detectou que o maior problema em relação aos outros Procons é que tudo é muito complexo. Numa gestão pública, é preciso saber que o perfil de pessoas que nos procuram são aquelas mais vulneráveis socialmente. Normalmente, não têm um domínio e uma intimidade com a tecnologia, portanto facilitar o acesso e o manuseio é importante para que tenhamos a certeza de que estamos garantido orientações ágeis e seguras para quem realmente precisa”, avaliou Rangel.
Além de intermediar as reclamações buscando um acordo entre consumidor e fornecedor, orientar individualmente os consumidores e fiscalizar as denúncias que chegam via redes sociais, site e telefone, o Procon do Jaboatão atuou durante toda a quarentena realizando fiscalizações para evitar o aumento abusivo de itens considerados essenciais no período de avanço da Covid-19, como alimentos, álcool em gel e máscaras de proteção.
*Informações*
O consumidor que se deparar com algum valor de serviços, produtos ou tenha dúvidas relacionadas ao novo Coronavírus pode procurar o Procon do Jaboatão dos Guararapes. O contato pode ser realizado por meio do site https://procon. jaboatao.pe.gov.br, onde o consumidor poderá registrar sua queixa, anotando os dados necessários para sua identificação e do fornecedor, descrever o problema que vem enfrentando e apresentar documentações que comprovem o seu direito.
Outro canal digital importante é o e-mail faleconosco.procon@jaboatao.pe.gov.br, administrado pelo órgão para orientações por escrito às dúvidas do cidadão jaboatonense.
Também é possível entrar em contato pelos telefones 81 99939-0887 / 81 99937-3511 para dúvidas e orientações através de telefonema ou mensagem pelo aplicativo Whatsapp, que estarão disponíveis à toda população jaboatonense. Já o telefone para registro de denúncias à fiscalização é o 81 97323-7953, onde o consumidor poderá indicar infrações ao Código de Defesa do Consumidor e demais Leis que protegem o elo mais fraco na relação de consumo.
Atendimentos presenciais deverão ser agendados através dos números (81) 99937-3511, para a sede, no Palácio da Batalha, em Prazeres; e (81) 99939-0887, para as demais regionais.
Além dos atendimentos online, o Procon do Jaboatão foi primeiro a implementar uma unidade móvel em Pernambuco. O funcionamento do micro-ônibus também devem ser realizados mediante agendamento, sempre obedecendo o programa de visitação às regionais da cidade.