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Jovem empreendedor de Jaboatão supera crise da pandemia com redes sociais

Ironicamente, na China, a palavra crise é igual a perigo e oportunidade, pois o jovem de 24 anos, morador de Prazeres e ensino médio concluído na escola pública, Jefferson Oliveira, arriscou e agarrou a oportunidade que a pandemia trouxe. Como resultado, a empresa de Jefferson, a Praxe Cosméticos, marca local de terapia capilar, dobrou o faturamento juntamente com o número de seguidores no Instagram, que aumentou cinco vezes desde que a pandemia começou. Para isso, o jovem adotou a seguinte receita: produtos que oferecem resultados de salão em casa, reforçar a atuação nas redes sociais e entrega a domicílio.

“Quando a pandemia chegou aqui no Estado, fiquei muito preocupado em como faria para dar continuidade aos negócios, porque grande parte das nossas vendas eram feitas porta-a-porta. Mas, foi aí que resolvi investir pesado nas redes sociais e deu certo,” conta Jefferson, que cuida pessoalmente do marketing digital da marca. O empresário relata que aumentou a frequência de publicação nas redes, reforçou o atendimento virtual às clientes dando dicas de como cuidar bem dos cabelos e fez parcerias com influenciadoras digitais, que ensinam como usar os produtos e fazem testes mostrando o resultado deles nas madeixas. Com essas ações, a Praxe Cosméticos passou de 7,4 mil para 37,7 mil seguidores no https://www.instagram.com/praxecosmeticos/.

O crescimento no número de seguidores teve um reflexo direto no faturamento da empresa. “As vendas dispararam! Já conseguimos até vender R$ 6 mil em apenas um dia!”, comemora Jefferson. De acordo com ele, o faturamento mais que dobrou de março para cá. Atingiu uma média de R$ 42.665,00, no período, chegando ao pico de R$ 51 mil no mês passado.

O aumento das vendas também significou mais trabalho. “Contratei minha namorada, que teve o contrato de trabalho suspenso em outra empresa, para me ajudar na parte administrativa e, quando a demanda está muito grande, minha mãe e alguns amigos vêm para fazer a logística de separar os pedidos, despachar pelos Correios ou fazer as entregas”, revela. A empresa conta hoje com três pessoas fixas e duas rotativas.

Ousadia – O empresário conta ainda que precisou tomar uma decisão de coragem no início da quarentena em Pernambuco. “Tínhamos programado o lançamento do kit BBTox Magic, à base de botox, para o dia 27 de março. Apesar do medo, decidimos seguir em frente”, confessou Jefferson. A escolha mostrou-se acertada e hoje o produto é o que mais vende na empresa. O kit BBTox, composto pelo shampoo anti-resíduos e a máscara hidratante representa 60% das vendas, seguido do kit Terapia do Alho, focado no crescimento dos fios e combate à queda de cabelo.

Para garantir o espaço conquistado no mercado, Jefferson sinalizou para o lançamento de mais duas linhas de tratamento daqui para o final do ano. Será um kit para cabelos cacheados e um específico para cabelos loiros e quimicamente tratados. “É um pedido antigo de várias clientes, que a fábrica já está desenvolvendo”, anuncia. “Além disso, estamos montando uma loja virtual, com orientação do Sebrae, e, quando a quarentena passar, pretendemos retomar as vendas porta-a-porta, onde teremos mais 03 vendedores”, conclui.

Praxe Cosméticos – A empresa possui 02 anos de existência, começou como MEI, mas o sucesso foi tanto que já está migrando para a categoria de microempresa. Iniciou como uma marca própria que usa princípios ativos naturais de alto rendimento para ser usada em salões de beleza, mas logo migrou para atender o público final que sentia necessidade de obter resultados profissionais, de salão, em casa. Manteve a mesma filosofia que é empregar matérias-primas de alta qualidade para oferecer resultados rápidos para o cliente, mas o reposicionamento do público foi fundamental para o sucesso da empresa. A maior parte dos clientes é da Região Metropolitana do Recife, que responde por 30% da freguesia, mas atende também consumidores de outros estados brasileiros como Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e já chegou a vender até para a Itália.

Atualmente, a empresa possui 03 linhas de produtos: o banho de coco, para dar mais brilho e maciez aos cabelos; a terapia do alho, voltado para estimular o crescimento dos fios e combater a queda, ambos compostos por shampoo, condicionador e máscara hidratante, e o BBTox Magic, com a máscara hidratante e o shampoo anti-resíduos, além do óleo de argan.

O empreendedor – Jefferson Oliveira da Silva, tem apenas 24 anos, vem de uma família humilde, é filho de seu José Ferreira, um comerciante de produtos para cama, mesa e banho, que vende de porta em porta e de dona Isabel Cordeiro, dona de casa. Sempre inquieto, aos 13 anos de idade resolveu vender umas pomadas para massagem que o pai havia comprado e não parou mais. Aos 18 anos já era representante de algumas marcas de cosméticos, mas enfrentava o problema dos produtos logo perderem a qualidade para poderem ser vendidos por um baixo preço em vários lugares. Foi quando decidiu inovar. Pesquisou como fazer para abrir sua própria marca, onde fosse capaz de garantir a qualidade dos produtos para os clientes, por um preço acessível e obter uma renda para a família. Continuou trabalhando, juntou as economias, encontrou uma empresa parceira que desenvolve e fabrica os produtos idealizados pelo empreendedor. Em 2018, a Praxe Cosméticos se tornou uma realidade e Jefferson descobriu a sua vocação para empreendedor, temática para a qual está sempre se capacitando.

Fonte: Lince Comunicação

Foto: Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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