#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Forrozão do Galo 2018 exalta a cultura popular pernambucana e lança novo formato

O Galo da Madrugada reafirma seu papel como forte incentivador do folclore de Pernambuco e anuncia novidades do Forrozão do Galo, que acontece nos dias 01 e 02 de junho, no bairro de São José (Recife-PE). Este ano o projeto será apresentado em novo formato, com a criação de 06 polos de animação que receberão apresentações de diversas manifestações da cultura regional típicas do período junino. Com programação totalmente gratuita, a festa deve reunir mais de 60 mil pessoas.

A maior festa popular de São João do Recife contará com espaços especiais voltados para a música instrumental, os ritmos tradicionais da época, apresentações de quadrilhas, artesanato e comida típicas, além de tradicional cortejo junino, trios elétricos e superestrutura de palco. “Temos como missão a fomentação da nossa cultura. Por isso, apresentaremos na 10ª edição do Forrozão do Galo programação ainda mais completa, contemplando cada vez mais as diversas manifestações folclóricas do nosso estado e promovendo entretenimento democrático ao púbico”, comenta Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.

A temática principal do projeto gira em torno do plantio e da colheita do milho, que será celebrada por meio de primoroso cortejo cênico, reunindo diversos elementos culturais nordestinos (música, realidade, sociocultural e artesanato). Além disso, como o ciclo junino também envolve uma forte tradição religiosa, a trabalho de curadoria do evento também contempla referência aos principais santos tradicionalmente reverenciados nesta época, como: São José, que intercede pelas famílias; Santo Antônio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro; São João, o padroeiro festejado; e São Pedro, o guardião da chuva.

O cortejo desfilará pelas ruas do bairro de São José com percurso de aproximadamente 2km, composto pelos principais elementos tradicionais da época, entre eles: bacamartes, flamulas representando os santos, andor de São João, balões iluminados, grupos de pífanos e xaxado. O momento contará também com desfile de bonecos gigantes, carros alegóricos com figuras folclóricas, quadrilhas juninas, fogos de artifício e trios elétricos. Uma verdadeira e tradicional vivência da cultura e da história junina do Nordeste.

O grande diferencial do festival são os polos culturais, que estarão localizados ao redor da Praça Sérgio Loreto e sediarão diferentes manifestações populares. Ao todo, serão seis polos:

Polo instrumental, que apresentará a riqueza da música instrumental nordestina, como baião, xote, xaxado, com participação de bailarinos; Polo Raízes, com performances de grupos folclórico de coco, repente, embolada e ciranda; Polo Infantil das danças, que promoverá uma apresentação de quadrilhas juninas; Polo Gastronômico ofertará barracas com comidas típicas; Polo das Artes, com cidade cenográfica e exposição de artesanato; Polo do Forró, com shows e apresentações de artistas locais e nacionais, entre eles Musa, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Gustavo Travassos e Joelma.

“Para nós, o São João é um período tão importante quanto o carnaval. É carregado de tradições regionais. Por isso, precisamos reforçar esse contexto para que possamos valorizar e perpetuar esses costumes”, acrescentou Rômulo.

No quesito responsabilidade social e cidadania, o Forrozão do Galo realiza ações inclusivas junto às comunidades circunvizinhas à sede, cadastrando e firmando parcerias com grupos de reciclagem, disponibilizando barracas para comercialização de comidas e subsidiando bebidas com menor custo. Desta forma, o Galo da Madrugada reitera seu compromisso com os moradores locais, proporcionando oportunidade não somente de entretenimento, mas também de geração de renda.

 

ATRAÇÕES – POLO DO FORRÓ

  • 01.06 (sexta-feira): Dani Verolli, Musa, Elba Ramalho e Jorge de Altinho.
  • 02.06 (sábado): Gustavo Travassos, Loirão, Amigos Sertanejos e Joelma.

 

SERVIÇOForrozão do Galo 2018

Local: Rua da Concórdia, 984, bairro de São José, Recife-PE (sede do Galo da Madrugada)

Data: 01 e 02 de junho (sexta-feira e sábado).

Horário: a partir das 19h30.

Informações: (81) 3224-2899.

Por: Rafael Andrade – AP Comunicação

Foto: Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *