Obra de interligação de rede será iniciada às 0h desta terça-feira. Haverá falta de água em bairros do Cabo de Santo Agostinho
A Vila Pirapama, localizada nas proximidades da Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, ganhará um novo sistema de abastecimento de água. Para começar atender as 600 famílias da localidade ainda este mês, restam poucas intervenções, como a interligação da nova adutora implantada para abastecer exclusivamente a comunidade. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai realizar os serviços dessa interligação, amanhã (7), sendo necessário suspender o fornecimento de água para parte do município do Cabo de Santo Agostinho, que é atendida pelo Sistema Pirapama. A paralisação do sistema vai iniciar às 0h da terça-feira (7) e segue até às 0h da quarta-feira (8), interrompendo a distribuição de água para os bairros do Cruzeiro, Centro, Cohab, Rosário, Torrinha, Charnequinha, Vila Claudete, São Francisco, Santo Inácio, Santo Estevão, Malaquias, Bela Vista, Destilaria, Pirapama, Mauriti e Manoel Clementino.
Os bairros afetados com a parada terão o abastecimento de água normalizado na quarta-feira, logo após o término da intervenção, seguindo o calendário de cada área. “Vila Pirapama fica numa área elevada, que tínhamos dificuldade de abastecer com pressão nas tubulações. Agora vamos conseguir colocar água suficiente no reservatório e atender os moradores de forma satisfatória, com regularidade e melhores pressões”, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Robson Santos. A obra foi executada pela Compesa e recebe o investimento de R$ 900 mil do Governo do Estado.
Os serviços de interligação da nova adutora à rede existente (600 milímetros) do Sistema Pirapama serão realizados na Rua Historiador Pereira da Costa, após o túnel, por baixo do viaduto da PE-60 (sentido Destilaria), no Cabo de Santo Agostinho. A nova adutora possui quase dois mil metros de extensão e foi implantada a partir das imediações da Rua Historiador Pereira da Costa, no bairro Destilaria, até a entrada do bairro Pirapama, na PE-37. A obra de melhoria do abastecimento de água de Vila Pirapama possibilitou também a recuperação da unidade de bombeamento (booster) do sistema e a requalificação do reservatório (100 mil litros de água). Ainda foram feitas correções na rede de distribuição, como consertos de vazamentos, e manutenção dos ramais.