#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Família da comunidade Entra Apulso é contemplada com casa própria

Nesta quinta-feira (28), o sonho de ter uma casa própria, algo muito distante para muita gente, se concretizou para uma família da comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, que teve o barraco onde residia anteriormente demolido após constatação de problemas estruturais.

A dona de casa Maria José da Silva, 45 anos, juntamente com o marido, Ednaldo José da Silva, 50, e os cinco filhos formam a primeira família beneficiada com a entrega de uma casa construída por meio de um projeto do Instituto Shopping Recife, em parceria com a empresa de arquitetura social Arquitetura Faz Bem. Outras quatro residências no mesmo local passarão por reformas, adiantou o Instituto Shopping Recife.

Ednaldo conta como era a vida na antiga moradia. “Era muito ruim a situação na qual vivíamos. Tinha muitos ratos. Minha filha até foi mordida por um”, relembrou. Ele ainda fez questão de demostrar o sentimento de felicidade com casa nova. “Agora, é só alegria, realizamos um sonho. Já estamos todos acomodados. A casa tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro”, comemorou.

Os recursos para as obras foram obtidos por meio da realização de brechó e apresentações artísticas de moradores da própria comunidade. As casas que passarão por intervenções foram escolhidas após uma conversa com os agentes comunitários que atuam na Entra Apulso e indicaram as moradias pelo nível de urgência das estruturas.

O arquiteto e sócio da empresa Arquitetura Faz Bem, Antônio Neto, explicou o projeto. “A gente tem como missão levar arquitetura às comunidades carentes pois não podemos aceitar que apenas uma pequena parcela da população tenha acesso à arquitetura.” A iniciativa pretende entregar as outras quatro residências até maio de 2020. “Arquitetura é uma questão de saúde e qualidade de vida e a ideia é que esse projeto continue na comunidade”, conclui o arquiteto.

Fonte: Folha PE

Foto: Ana Migliari/ Dvulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *